Posted by : Shiny Reshiram 23 de jul. de 2023

Se estás aqui, é porque já deves saber o que é um Nuzlocke Challenge, e estás interessado em descobrir uma forma de o aplicar aos jogos Pokémon Scarlet e Violet. Mas antes de mais nada, e que tal começarmos pelo inicio? Vamos lá rever alguns pontos, recuando até o básico, antes de passarmos às dicas que podem ser utilizadas no mundo de Paldea.


O que é um Nuzlocke Challenge?


O Nuzlocke Challenge resume-se a um conjunto de regras destinadas ao aumento do nível de dificuldade dos jogos de Pokémon. Pode ser feito em qualquer jogo de Pokémon da linha principal. As regras não são uma função dentro do jogo, e sim, auto impostas por parte do jogador, e, portanto, sujeitas a alterações ou variações, dependendo dos desejos do jogador.


Um Nuzlocke pode mudar por completo a experiencia do jogador. Irá promover laços mais fortes com os Pokémons capturados, encorajar a utilização de Pokémon nunca antes utilizados, que em casos normais o jogador não iria escolher deixar na equipa, e fazer ver muitos NPCs e personagens do jogo, além de cenários, de uma maneira diferente.


Fãs mais corajosos de Pokémon também podem tentar aplicar as regras em Hackroms, sendo que muitas delas já estão programadas com um modo de jogo Nuzlocke e dificuldade aumentada, tendo em conta que são feitas de fãs para fãs.


Quem inventou? Quais as origens do desafio?


O Nuzlocke Challenge foi inventado pelo artista de Webcomics Nick Flanco. De acordo com várias fontes na internet e relatos do artista, tudo começou em 2010. Era Inverno e ele estava sem nada para fazer enquanto os seus colegas na escola estudavam, então decidiu se entreter ao criar um novo save na sua velha cópia de Pokémon Ruby.


Encontrava-se cansado de seus antigos jogos de Pokémon pois sentia-os repetitivos e sem desafios, depois de um tempo de jogo que o deixou com ainda mais tédio, decidiu tornar a experiência mais interessante estabelecendo as suas próprias regras: Só capturar o primeiro Pokémon que encontrasse em cada nova área do mapa e se um Pokémon desmaiar o mesmo seria considerado morto e o treinador teria de o libertar/apagar.



Os resultados foram inesperados, alem de aumentar a dificuldade do jogo, estas regras levaram o jogador cuidar mais dos seus companheiros do que nunca antes, reencontrando uma nova apreciação em Pokémon, pois se um dos seus Pokémon ficasse sem HP em uma batalha isso seria um Adeus.


Nick Flanco decidiu registar as suas regras e o seu progresso no jogo no formato de uma Webcomic titulada Pokémon Hard-Mode, e publicou-a no site 4chan, tornando-se imediatamente popular, com milhares de fãs de Pokémon pelo mundo inteiro fazendo histórias e comics tendo em base suas experiencias com o desafio.


O nome Nuzlocke deriva de um dos Pokémon de Nick na sua Webcomic: um Nuzleaf desenhado com características semelhantes ao personagem John Locke da série LOST. E é inegável que os Nuzlockes Challenges foram um ponto de virada na vida dos fãs dos jogos.


Afinal? Quais as regras?


1- O jogador só pode capturar o primeiro Pokémon que encontrar em cada rota e mais nada.


2- Qualquer Pokémon que ficar sem HP é considerado morto e não pode voltar a ser utilizado.


Como mencionado anteriormente, estas são as duas grandes regras básicas dos desafios Nuzlocke. Parecem simples à primeira vista, mas esta simplicidade mudará drasticamente a experiencia quando posta em prática. E, como todo o fã adora inventar, é claro que existem regras opcionais para complicar ainda mais a coisa e implementar a experiencia.


Abaixo eis algumas regras opcionais que são populares entre os fãs nos desafios, mas se preferir, pode pesquisar por mais regras por ai ou pensar nas suas próprias:


1- A escolha do Pokémon Inicial seria baseada no último número da ID do treinador: 1-3=inicial de Grass, 4-6=inicial de Fire, 7-9=inicial de Water, 0= inicial à escolha do jogador.


2- A utilização de Revive e Max Revive é proibida e a utilização de Itens de cura é limitada.


3- O jogador deve dar apelidos para todos os seus Pokémon, não apelidos idiota ou nomes simples ou carinhosos como Trevor, Olivia e etc, para assim fortalecer seu vinculo com eles.


4- Treinar todos os Pokémon até um determinado nível pré-estabelecido antes de avançar para a próxima rota ou desafio, contando ou não com os Pokémons do Box. O nivel limite seria baseado no Pokémon mais forte do desafiante. O jogador também usaria o mesmo número de Pokémons que o líder de ginásio/rival ou desafiante.


5- Limitar o uso do Pokémon Center para um certo número por cidade ou local.


6- Deixar os Pokémon mortos numa Box que terá o papel de cemitério em vez de dar Release no mesmo.


7- Se encontrar um Pokémon Shiny, apesar de já ter feito a captura nessa mesma área, pode capturar o Shiny.



E então? Como aplicar estas regras em Pokémon Scarlet e Violet?


Finalmente chegamos ao maior ponto de interesse desta publicação, não é mesmo? Pokémon Scarlet e Violet é o primeiro jogo da franquia em mundo aberto, ou seja, tem a peculiaridade de as rotas do jogo e ordem dos desafios de ginásio não seguirem o padrão convencional. Logo, para fazer um Nuzlocke Challenge em Paldea, é necessário um pouco de criatividade e mais regras a adaptar.


Então vamos lá começar com as tão esperadas dicas: Tome atenção que elas foram testadas tanto por mim como por outros jogadores ao redor da internet, mas como cada um tem sua própria experiencia, o jogador pode aventurar-se sozinho com as próprias regras. Criatividade não tem limites!



Encontros nas Áreas de Paldea. Como fazer?


Paldea é a primeira região no mundo Pokémon sem rotas tradicionais numeradas, e para piorar, os Pokémon já não são ''surpresa'' nos mantinhos de grama. O jogador tem que chegar perto do monstrinho para iniciar o combate. O primeiro encontro tem que ser uma surpresa para o jogador num desafio Nuzlocke, portanto, eis algumas dicas do que cada um pode fazer para superar esta pequena dificuldade inicial:


1- Pesquise! Veja que Pokémon aparecem nessa zona e os anote. De seguida, atribua um número a cada um e utilize um dado ou gerador de números aleatórios para decidir que monstrinho capturar.


2- Fecha os olhos e entre no local! Tape seu campo de visão e jogue o jogo às cegas até teres o teu encontro.


3- Tenha atenção aos níveis dos monstros selvagens. Como o jogo é mundo livre é possível encontrar Pokémon de nível alto em certos locais.  É game over garantido explorares locais e o teu encontro for um Pokémon com um nível muito superior aos seus pois ele pode matar toda sua toda a sua team. Tenha cautela e mais uma vez, pesquise cada área do jogo antes de entrar nele às cegas! Utilize a funcionalidade do jogo para ver o nível dos monstrinhos e decida quais áreas deves ir ou não antes de obter as insígnias.


4- Mantenha todos os seus encontros anotados de alguma maneira. Isso o vai ajudar a decidir que parte do mapa deve ou não considerar como nova área para captura. Abaixo pode ver um exemplo que eu fiz no mapa de Paldea, para saber quais locais eu explorei. Lembre-se que existem locais que só serão acessíveis mais tarde depois de desbloquear certa habilidade de Koraidon/Miraidon, ou, se preferir, após a conquista de certa insígnia equivalente ao nível de monstrinho encontrado nessa mesma área.




5- Pesquise a geografia local. Como pode notar neste mapa muito mal feito, baseei-me no nível de cada monstrinho no local e fatores geográficos, e fui desbloqueando as áreas à medida que conseguia as insígnias. A primeira parte do jogo é extremamente fácil. Poco Path. Inlet Grotto, a entrada de Los Platos, os campos e lagos perto do altar do Wo-chien, a colina a norte de Los Platos que vai até Mesagoza. Essas zonas foram consideradas áreas distintas no inicio do jogo, pois são os primeiros locais que nos é permitido explorar antes de receber nosso Koraidon/Miraidon.


6- Siga a divisão territorial das Províncias à risca. Se não quiser dividir o mapa de Paldea por áreas e Sub-Áreas à sua maneira usando os fatores descritos anteriormente, sempre pode levar a divisão territorial da região à risca. Por exemplo, em vez de fazer um encontro em Path. Inlet Grotto, a entrada de Los Platos, etc, deve contar essa zona do mapa de Paldea como um só sitio, pois o local chama-se South Province (Area One). Seguindo esta lógica, o mapa de Paldea teria por volta de 32 encontros a serem realizados.



Bom... Já tenho um sistema de capturas e já tenho meus monstrinhos. E agora? Que ordem devo usar nos meus desafios?


Pokémon Scarlet e Violet é dividido em três rotas de história que podem ser feitas em qualquer ordem, mas, felizmente (ou infelizmente, dependendo a perspetiva) os níveis dos desafios são fixos, apesar de poderem ser realizados em qualquer ordem com ou sem Pokémon de nível alto (ou demasiado baixo). Para os apreciadores de Nuzlocke, basta seguir a Ordem Recomendada (leia mais sobre o assunto clicando aqui para compreender o caso). Mas se o jogador preferir, pode brincar um pouco com essa mesma ordem, tornando o jogo mais interessante. Eis umas pequenas ideias:


1- Faça cada uma das três rotas de história individualmente em vez de seguir a Ordem Recomendada dos 18 desafios. Prepare uma Pokémon Team diferente para cada rota de história.


2- Tire ao acaso! Mais uma vez prepare os dados ou gerador de números online e deixe a aleatoriedade decidir por ti. Treine seus Pokémon para esse desafio. E no seu próximo desafio, treine Pokémon diferentes!


Conclusão + Outras dicas uteis.


Como pode ver, depois de entender e pensar um pouco nas coisitas, Nuzlocke em Paldea até que não é um bicho assim tão complexo de se fazer, e aplicar as regras com uma pitada de criatividade é até uma aventura divertida, com a vantagem de se poder manipular as jogadas de diferentes formas, assim, cada Desafio Nuzlocke em Paldea pode ser um pouquito diferente e único sempre que for posto em prática.


Para melhorar a experiencia em Paldea ao máximo, decidi dar a vocês mais algumas ideias ou opções para os vossos desafios.


1- Limite o uso do Koraidon/Miraidon. Pode parecer bobagem deixar um pouco de lado o seu dragão bicicleta, mas andar a pé no jogo, sem a utilização constante da sua motoca predileta, faz uma diferença incrível no cenário, deixando o mapa mais imersivo. Use o dragão apenas em alturas de extrema necessidade, como na água ou em escalada.


2- Nada de Lets Go. Enviar seu Pokémon em batalhas automáticas é uma otima maneira de treinar, e mais rápida, inclusive. Mas estamos aqui para complicar as coisas, então treine seus monstrinhos apenas da maneira clássica.


3- Use as Tera Raid Battles a seu favor! Faça seus encontros nelas em vez do mapa! E se tiver o Online no Switch, melhor ainda, faça trocas no Surprise Trade!


Mais uma vez, e como minha última recomendação, pesquise! A Internet está nas suas mãos, e muitos fãs por ai partilham suas próprias dicas, regras, e ferramentas para usar como guia em seu Nuzlocke em Scarlet e Violet.


Até a Próxima e Boa Sorte!


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2022 - 2023 Aventuras em Paldea - Escrito por Shiny Reshiram (Shii) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -