Posted by : Shiny Reshiram 22 de nov. de 2022

Esta fanart foi uma imagem que usei durante
muito tempo como Avatar no Blogger.
Artista Original: Deruuyo(?)

Agora vamos saber um pouco da minha história ao lado de Pokémon? As minhas origens humildes. A minha vida como escritora de fanfics... Por quais caminhos eu caminhei... Se é que esta minha história no mundo virtual se pode considerar ‘pequena' ou interessante para todos os presentes.


Bem... Quer mesmo conhecer as minhas origens? Puxa uma cadeira confortável e senta-te. Tem muito que explicar.


Nos últimos tempos andei a esgravatar nas gavetas mais profundas do Blogger, me livrando de pó acumulado e desenterrando imensas memórias.


E que tal compartilhar um pouco de tudo isso?


Recentemente, senti a necessidade de me reinventar, ou pelo menos tentar me aventurar nessa tarefa, já que tal mudança não é algo do dia para a noite. Escrevi este artigo resumindo a minha vida na internet nas comunidades de Pokémon para fechar de vez um velho circulo e abrir um novo na longa jornada que ainda estou a trilhar como escritora e artista.


O inicio de tudo


Não sei em que ponto exato eu conheci Pokémon, pois sempre caminhamos lado a lado. Recordo-me muito bem de ver minhas irmãs jogarem Pokémon Blue, Pokémon Yellow e Pokémon Gold nos seus velhos Game Boy Color, o que alimentava sempre meu interesse pela franquia até o ponto de nunca mais a conseguir largar. Colecionei Tazos e cheguei a tentar acordar bem cedo para ver o Anime, apesar de nunca ter conseguido tal proeza, tirando uma ou duas vezes.


Os monstrinhos de bolso eram figuras engraçadas e coloridas que me deixavam sempre muito feliz, e ainda estão sempre ali, prontos para me acompanharem na jornada que é a vida e me abraçarem quando meus problemas me assombram.


O gatilho que encontrei para me tornar escritora foi descoberto em 2010, quando, com meus doze anos, comecei a frequentar a internet de modo mais independente. Lembro do meu irmão me mostrar algumas coisas antes no meu velho computador, mas foi em 2010 que verdadeira magia começou.


Pesquisava sempre sobre um único e exclusivo tema: Pokémon. Dia, tarde ou noite, botava esta simples palavra na barra de pesquisas do Google e acabava maravilhada com tudo o que eu tinha á distância de um simples clique. Chegou um ponto que a coisa era tão automática, tanto que mesmo que eu quisesse pesquisar sobre qualquer outra coisa, tudo menos Pokémon, escrevia a palavra Pokémon sem me aperceber, na força do momento.


Lembro-me com clareza do dia que Pokémon Black e Pokémon White foram anunciados e da felicidade que tal foi. Me apaixonei de imediato pelo Reshiram e Zeckrom quando visitei o site oficial de Pokémon naquela tarde, e até hoje Unova é a minha região favorita pelo valor sentimental que ela carrega. Suas personagens e história me marcaram e inspiraram durante anos.


Uma das minhas primeiras Fanarts do Reshiram
e do Victini que partilhei nos blogs. Datado de 26/07/2012
Amo tanto o Reshiram que tornou-se parte do meu Nickname

Os Primeiros Passos


Acompanhei a estreia de Unova numa época em que redes sociais não eram bem uma coisa que eu conhecia, e os blogs de Pokémon eram auge dentro da fandom brasileira (e portuguesa). Visitava com frequência a Pokémon Revolution e vários outros blogs de Pokémon da época (agora extintos). Nesta altura comecei a interagir com aquele mundo debaixo do nome ShinyReshiram. Era uma tendência usar Shiny em Nicknames, e Reshiram era meu novo Pokémon favorito, por isso o nome surgiu-me e assim ficou.


Pouco tempo depois de conhecer a Revolution, ganhei a ideia maluca de começar a escrever a minha própria fanfic e criar meu próprio blog. Fui inspirada por uma fanfic de Fakemons que tinha começado a ler na Pokémon Revolution chamada Pokémon Jonen. Sinto-me na obrigação de mencionar uma fanfic chamada Ash, salve a Misty! que vi alguém cujo nome foi perdido no tempo partilhar nos comentários numa das páginas da Revolution, e a Ilha dos Pokémon, também outra fanfic publicada na Revolution, ao lado de Pokémon Jonen (acho que estas duas até eram do mesmo autor, mas quanto a isso já não tenho tanta a certeza).


Nunca antes me tinha ocorrido à mente que escrever fanfics era algo que existia, ainda mais criar meus próprios monstrinhos de bolso, por isso, para a criança que eu era, era uma ideia bem fascinante que eu queria fazer.


Graças a esses projetos fiquei motivada a entrar na área, descobri o quanto gostava de ler, de escrever, e que para dar vida aos universos que eu construía desde a infância eu tinha que fazer parte do mundo da escrita e do desenho (e também trabalhar no duro).


Trabalhar em blogs sobre Pokémon e escrever fanfics mal feitas tornara-se assim um dos meus únicos hobbies que ocupavam os meus tempos livres, durante anos. Uma aventura vivida ao longo dos finais da minha infância e toda a minha adolescência.


Pokémon Adventure foi o nome do meu primeiro blog, que fundei a 20 de Junho de 2011 (o mesmo dia que criei a minha conta no Blogger). No dia 1 de Agosto do mesmo ano publiquei nesse mesmo blog a minha primeira fanfic chamada Pokémon Aventuras de Ouro, que passou por umas cinco ou seis versões diferentes que utilizavam o Ash e outras personagens do anime como elenco.


Comecei projetos. Abandonei projetos... E assim a situação seguiu-se...


No dia 21 de Setembro de 2013, a Aventuras de Ouro sofreu uma mudança para a sua versão final, passando a ser tratada por Riomist Histories. Apesar de ambientada no mesmo universo fictício que criei na época, desta vez continha personagens totalmente originais e diversos Fakemon desenhados por mim. Riomist Históries durou até meados de 2015.


Estas fanfics com Fakemon e projetos antigos eram uma desgraça completa, ainda tenho os capítulos guardados e todas as páginas desses blogs salvas aqui com carinho, pois eles fizeram parte importante da minha juventude e evolução como pessoa e escritora.


MAS espero mesmo que aquelas vergonhas não voltem a ver a luz do dia assim tão cedo.


Antigo desenho de celebração de Aniversário da Riomist Históries.
Kigrass, Firegon e Serpschool eram os starters da minha Fakedex.
Datado de 03/09/2014

As amizades que fiz ao longo do caminho


Pouco tempo depois de fundar a Pokémon Adventure e começar a escrever a Pokémon Aventuras de Ouro conheci os blogs da Aliança Aventuras, que também me influenciaram na criação da(s) fanfic(s) que estava escrevendo e me ensinaram imensos fatores que contribuíram para a melhoria estética do meu blog e da minha própria escrita.


Apesar de na altura eu ser apenas uma leitora fantasma e não interagir muito com o pessoal da época devido a minha timidez, guardo imensas memórias com carinho de adorar ler a antiga Aventuras em Unova e a extinta Aventuras nas Ilhas Laranja, e trocar uns quantos comentários aqui e ali entre os outros blogs, além dos pedidos de parceria.


A Aliança Aventuras era um grande exemplo a ser seguido, e acho que o sonho de qualquer jovem escritor da época era pertencer a este grupo maravilhoso. Receber comentários dos autores em nossos blogs era um delírio.


O dia 16 de Julho de 2012 marca a minha primeira publicação na Pokémon 308. Um blog que não era pequeno, mas também não era tão famoso assim. Um lugar muito acolhedor que até hoje considero um dos melhores blogs de Pokémon que eu conheci, não pelos conteúdos, mas graças às pessoas que o compunham. Comecei lá como escritora de uma fanfic ambientada em Johto, que rapidamente abandonei quando fui promovida a redatora.


Artista Original (Créditos na imagem)
A Pokémon 308 tinha esta imagem no Template, o que me fez ficar no blog.
Pois eu era obcecada pelo Reshiram e pelo N. Poucas semanas depois de participar
no Xat fui convidada pelo dono a trabalhar lá.


Apesar de eu não ter mais contacto com a maior parte do pessoal desse blog, eles merecem ser mencionados pois foram importantes para mim, onde quer que eles estejam agora.


Passei muito tempo a trabalhar nesse blog sobre Pokémon e me divertia imenso. Passava todas as tardes de verão no antigo Xat, ou brincando na Liga RPG do blog deles (ou jogando o velho jogo de cliques Virtuadopt à parte para tentar aumentar o nível ou chocar os ovos dos mascotes do blog). Cheguei a entrar na internet às oito da manhã e ficar até depois da meia noite só na conversa e festa com o pessoal no Xat (enquanto clicava sem parar naquele site de adotáveis, outras pessoas da 308 também jogavam e cheguei a trocar com eles vários monstrinhos).


De vez em quanto sinto um certo nível de arrependimento por certas coisas que eu fiz e disse na época. Devia ter aproveitado mais e interagido mais em outras comunidades com outras pessoas. Podia ter aproveitado os recursos da internet para melhorar, desde cedo... Podia ser que meus talentos estivessem mais avançados hoje em dia se eu tivesse me dedicado mais antes.


Mas mesmo assim, valeu a pena tudo o que passei e guardarei para sempre a experiencia.


Até hoje, se as pessoas me tratam por Shii na internet, foi por causa do pessoal da Pokémon 308 que iniciou essa tendência, uma tendência que quero manter para sempre. Lembro-me com clareza de um dos meus antigos amigos me dizer no Xat o seguinte: ShinyReshiram é muito longo e complicado de escrever, posso te chamar de Shii? Só para não estar sempre a escrever Shiny ou ShinyReshiram, dá muito trabalho.


De qualquer das maneiras, o que eu não aproveitei dessa época antes, tento aproveitar agora. A cada dia que passa neste momento é só mais uma experiencia que vou recordar com bastante carinho num futuro distante.

O Declínio de uma Era


O ano de 2015 e 2016 foram, literalmente, anos assombrados, onde comecei a deixar mais de lado o mundo das fanfics e o mundo dos blogs de Pokémon.


O pessoal migrou todo para as redes sociais e Youtube, essas coisas assim, que eram coisas que eu abominava e nem imaginava sequer que alguma vez fosse entrar. Todos abandonaram o único mundo confortável que eu conhecia debaixo do pretexto que estavam sem falta de tempo ou a crescer.


De um dia para o outro, vi-me sozinha, rodeada de blogs fechados ou abandonados. Ainda não estava bem habituada à ideia de que ser escritora era uma jornada tão solitária, e demorei a me habituar ao facto de que todos tinham seguido suas vidas e eu tinha sido a única que tinha ficado para trás.


Como puderam notar ao longo deste texto, sempre dei valor aos caminhos que passei e à presença de certas pessoas, sendo da internet ou não. Todas as vezes, depois de chegar do inferno... Quer dizer, de chegar da escola, eu tinha sempre um cantinho especial no mundo online à minha espera, um lugar que me acolhia, um refugio que me ajudava a resolver meus problemas, onde eu podia rir, brincar, e ser eu própria já que a vida em outros lugares não me permitia isso.


Mas esse cantinho especial havia desaparecido.


Como eu não tinha Nintendo 3DS e os emuladores nunca pegaram no meu computador, acabei  afastada de Pokémon , desmotivada por não poder jogar. Kalos ainda aguentei bem como algumas pessoas conhecidas ainda frequentavam aquele mundinho. Mas Alola foi uma geração que não me cativou e ainda é a que eu menos gosto, o desaparecimento de muitos blogs e pessoas que eu conhecia ao redor da época que estes jogos saíram foram fatores que contribuíram de certa maneira para isso.


A escola também complicou nas suas matérias, que já não eram tão simples assim. Os tempos estavam complicados, mas consegui sobreviver, mesmo sem as minhas típicas distrações que ocupavam o pouco tempo livre que me restava.


Não me interpretem mal, Pokémon sempre esteve presente de alguma maneira, apesar de mais ‘’adormecido’’. Fui acompanhando Alola em 2016 bem à distância, olhando noticias e informações sobre os jogos aqui e ali. Assistia episódios do anime de vez em quanto quando encontrava episódios a passar de forma aleatória na TV. Ia acompanhando os blogs da Aliança que ainda se mostravam um pouco ativos dentro de um certo nível. Lembro-me com bastante felicidade de ver os Capítulos finais do Aventuras em Sinnoh a serem publicados, mesmo que eu nunca os tivesse lido, em Fevereiro de 2015, e depois me deliciar com Ohana Dreams no Aventuras em Alola em 2016.


Ficava dias no deserto dos blogs, sem saber o que fazer, permaneci em vários locais esperando pessoas que não voltaram mais. Por natureza, acabei, tal como eles, deixando aquele mundo, com pena minha, e partindo para outras experiencias e outros locais.



Não me recordo muito bem o que fiz nem o que aconteceu ao longo desta fase conturbada, mas sei que segui o vento dos meus gostos, e parei, do nada, dentro de alguns grupos sobre desenhos animados, alterando um pouco meus interesses, viciando em Steven Universe e filmes de animação tradicional, encontrando novas gentes e fazendo algumas amizades novas.


Quando não estava nesses locais, me focava na tentativa de escrita de um original chamado As Roseiras do Abismo (abreviado para ARDA). Se eu podia escrever histórias ambientadas em universos fictícios, porque não começar a escrever o meu próprio universo? ARDA é um projeto que arrastei até hoje, tem seus altos e baixos, mas que nunca vou abandonar e ainda, um dia, pretendo levar até o fim e publicar como livro ilustrado.


Parecia que tinha deixado o mundo do Blogger de vez. Mas estava enganada de certa maneira... Pois ocupei o meu tempo com um blog todo desorganizado, focado em ARDA, onde anotei ideias agora descartadas, desenhos aleatórios, fichas de personagens, lixo e mais amontoados de coisas inúteis. Não era Pokémon, mas ocupou o lugar vazio ao lado das novas comunidades que encontrei.


Hoje em dia eu olho para trás e consigo compreender. Eu precisava daquilo. Precisava de algo para me distrair da minha vida, da minha ansiedade, dos meus problemas pessoais e medos. Precisava de continuar a escrever, de continuar a conversar com alguém que me faça sorrir mesmo que nunca tenha visto a minha cara, precisava de continuar a fazer alguma coisa em blogs, mesmo que nada daquilo fosse parar a algum lugar.


E ainda sinto que preciso disso.


Aisyra e Agnes. As protagonistas de ARDA. Um dos meus desenhos
mais queridos com as duas. Datado de Janeiro de 2019.

O retorno a uma velha casa


Em 2017, ou 2018, não sei bem, fui convidada a entrar no Discord da Aliança Aventuras depois de um jogo de narração de histórias que fiz no blog O Reino de Sellure ao lado de outros leitores.(Aquele jogo inesperado foi uma loucura, e tecnicamente o primeiro projeto de escrita que eu terminei. Aprendi imensas coisas graças a ele.)


O Discord é um grupo maravilhoso onde estou até agora. Vou ser sincera, foi uma das melhores coisas que me aconteceu.


Aqui reencontrei várias caras familiares, fiquei mais próxima ao pessoal e realizei um velho sonho de infância que era ser escritora da Aliança, quando o Dento me convidou a ser a autora do Aventuras em Ransei após eu apresentar um pequeno capítulo que escrevi ambientado nessa região.


Escrevi o mesmo só para passar o tempo, conhecendo personagens otimas que não imaginava conhecer e gostar tanto. O convite foi tão repentino que aceitei na hora.


Só que...


Rest in Pieces

Aventuras em Ransei - Escrita pela Shii

06/02/2019 – 17/10/2022


Apesar de ter ficado a enrolar uns bons meses na decisão, abandonei a Aventuras em Ransei recentemente, pois já não via mais sentido em escrever.


Pokémon Conquest era um dos meus jogos Spin-off favoritos de Pokémon e sempre quis tentar escrever algo por lá, mas a fanfic estava muito aquém daquilo que eu realmente desejava. Apesar de todo o carinho que eu tinha ganho às suas personagens, sentia que já não fazia sentido algum continuar aquela história.


Tanto que ela só ganhou cinco capítulos miseráveis nos três anos que fiquei com pose da região


Entretanto, posso dizer que reencontrei o meu amor a Pokémon graças a Galar. Gostei bastante de um pouco de tudo quando a região foi anunciada nos inícios de 2019, mesmo pensando que nunca iria jogar, sentia que a coisa estava melhor que  Alola (apesar de hoje em dia já não achar Alola assim tão má).


Depois surgiu o impensável, consegui um pouco de dinheiro extra, ganhei um Switch Lite no Natal de 2021 e joguei Pokémon Sword pela primeira vez, algo que não esperava que fosse acontecer.


Depois de poupar mais uns trocos consegui o Pokémon Legends Arceus alguns meses depois do jogo sair. Tenho de momento 200 horas no Legends e quase 140 no Sword, o que é muito para quem não tem tempo livre para nada por culpa do trabalho.


Depois de anos, não imaginava que fosse jogar uma geração atual. E agora... Aqui estamos. Com meu Pokémon Scarlet prestes a chegar às minhas mãos.


Sobrevivemos a uma pandemia. Deixámos e reencontra-mos pessoas. Blogs sobre Pokémon são uma memória distante e experiencia que não vai voltar. Mas ainda amamos fanficar e ainda estamos unidos de uma ou de outra maneira por culpa de Pokémon.

O que está por vir?


A nona geração foi anunciada, e desde o início senti uma ligação muito especial a ela.


Starters de Paldea.
Desenhados na força do hype antes do jogo sair.


Depois da meia-noite do dia 20 de Novembro de 2022, ou seja, no dia 21, assumi Aventuras em Paldea depois de concorrer à vaga com um capítulo que escrevi numa noite de Outubro de 2022 (mas que já tinha iniciado meses antes como tentativa de ser uma Oneshot ambientada em Paldea). Foi uma madrugada produtiva na base do ódio. Ainda não conhecia nada do jogo, mas sabia que eu o ia amar quando ele saísse. Há muito tempo que não tinha uma madrugada tão produtiva como aquela.


O que me levou a escrever? Eu não sei bem, um força estranha me dizia para conversar com meus colegas para ficar com Paldea, apesar de não o ter feito mais cedo, e depois, quis concorrer e testar minha sorte quando descobri que outra pessoa estava interessada no cargo. Não esperava que alguém fosse aparecer assim do nada e admito que senti uma pontada de ciúmes...


Mas muito menos esperava que eu fosse aprovada! Aprovada com um capitulo todo mal formatado e sem revisão, tanto que até andava sem esperanças por concorrer contra uma pessoa que notei ser tão talentosa e dedicada a seus trabalhos, e que já tinha realizado a proeza de concluir fanfics, algo que eu nunca consegui.


De qualquer das maneiras era só um blog. Podia continuar aquela história em outro lado, mas ainda é uma grande felicidade saber o quanto as pessoas que me rodeiam ainda acreditam em mim, nas minhas capacidades, e querem ver minha evolução.


Continuar uma escritora dos blogs da Aliança Aventuras, principalmente depois da grande decepção que foi o meu trabalho com Aventuras em Ransei, é algo de muito valor que vou guardar para sempre.


Unova foi a ultima geração  pela qual eu senti verdadeiro hype, um hype que agora se repetiu. Tenho a impressão que Paldea foi um presente especial que o universo deu para mim, (mas talvez ainda seja cedo demais para o admitir). A região parece misturar um pouco de tudo o que eu fui construindo ao longo destes anos. Escola era o tema principal da primeira fanfic e os protagonistas da Riomist Históries passaram por uma Academia.  Todas as personagens do jogo parecem ser uma junção das minhas personagens antigas em termos de personalidade e gostos. Tudo tem um ar tão novo e ao mesmo tempo um ar tão familiar.


E está mais do que na altura de deixar de ser um fardo e me fazer útil à vida, levando meus projetos até ao fim. Recuperando o tempo perdido que podia ter utilizado para praticar escrita e desenho, e evoluir mais e mais.


Nem que para isso eu sofra muitos puxões de orelhas.


E bem, este foi o resumo da minha Jornada.


Fecharemos agora um circulo. Abriremos um novo.


Agora, só esperar e ver o que o futuro nos reserva.


Meu primeiro desenho do Santiago.

Um dos protagonistas de Aventuras em Paldea.


{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. EU ADOREI ESSA JORNADA!! E o melhor é que ela ainda agora está a começar! Boa sorte, Shii! Sei que Paldea está em boas mãos! Regiões inspiradas na Europa com autores de Portugal, adoro ver isso!

    Confesso que me revi em algumas das tuas palavras. Pokémon sempre foi e continuará a ser um espaço seguro para mim. Tanto é que gosto MESMO de lhe dedicar um certo período de tempo, específico para aquilo, onde sei que não vou estar a fazer ou a pensar em mais nada. Espero que continuemos a crescer em conjunto, acompanhados dos nossos companheiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO Obrigado Angie! Ainda não consegui me atualizar com Aventuras em Galar, mas que todos os nossos projetos cheguem ao fim! Cada dia é mais um passo na nossa evolução!

      Excluir

- Copyright © 2022 - 2023 Aventuras em Paldea - Escrito por Shiny Reshiram (Shii) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -