Posted by : Shiny Reshiram 25 de nov. de 2022

    A Caça ao Pastel de Nata é um conjunto de artigos que visam procurar influencias Portuguesas em Pokémon, entre outras curiosidades deliciosas. Para saber mais e ver toda a nossa lista de artigos dentro do tema, visite a página principal clicando aqui.


    Como fã de mitos e lendas, fiquei impressionada pela quantidade de pessoas que ainda não conseguiram relacionar os Pokémon Miraidon e Koraidon a uns certos aspetos específicos da Península Ibérica. Alguns ficaram até impressionados pelos touros/bois, o maior símbolo da Espanha, não serem a base de inspiração para os Pokémon mascote de um jogo com bases espanholas.

    De momento, não tenho muitas referências espanholas em mente, por isso, vou tratar do que eu conheço no lado português da situação em relação às possíveis inspirações para os dragões Koraidon e Miraidon.


    E para começar, vou botar a seguinte questão:


    Qual foi a primeira impressão que tivemos pelo Koraidon e Miraidon quando os vimos pela primeira vez?


    Lagartos, serpentes, wyverns... Foram várias das palavras que, pelo menos para mim, me vieram à cabeça no momento. Koraidon e Miraidon são, uma mistura excêntrica desses seres mitológicos com elementos de motos ou bicicletas em seus corpos (óbvio, isso todos notaram).


    Mas de onde será que a nossa querida GameFreak foi buscar esses conceitos?


    Ter um Pokémon como montaria não é nada de novo, mas e as bicicletas? Elas nos remetem mais à ideia de uma aventura.. Apanhar ar na cara enquanto guiamos nosso dragão livremente pelas terras que Paldea tem a oferecer... Livremente... Livre... Livre é a melhor palavra para ligar os pontos, pois quem já andou de bicicleta (ou mota) costuma alegar sentir na pele uma sensação de maior liberdade em suas viagens, pelo menos em comparação a outros meios de transporte.


    Tudo está ligado ao facto do jogo ser o primeiro jogo principal da franquia em mundo aberto. Uma montaria com cara de bicicleta contribui para a sensação de liberdade, ao mesmo tempo que uma parte de Koraidon e Miraidon quer remeter á nostalgia das bicicletas das primeiras gerações, que permitiam uma viagem mais rápida entre as rotas do jogo, deixando-as assim mais acessíveis.


    Esta é a possibilidade mais clara para as origens do conceito... Mas!... Estamos aqui para sermos chatos e procurar Portugal em um pouco de tudo (até mesmo onde nem deve existir).


    Já pensou na possibilidade deles terem-se inspirado na ''Volta a Portugal de Bicicleta''? É considerada uma das competições dentro desse género mais antigas do mundo. E sim, eu sei que tal pode significar absolutamente nada, já que Espanha também tem algo dentro do género de iguais origens antigas: A ''La Vuelta'''.

    Mas saber que tanto Portugal e Espanha contam ambos com uma grande competição relacionada a bicicletas já é algo interessante, não acham?


    Como já estamos voltando a falar de Portugal... Em Galar, os lobos (Zacian e Zamazenta) são uma referencia aos lobos de Grã Bretanha, um símbolo heráldico importante para muitas famílias durante a Idade Média. Durante a monarquia Portuguesa, adivinhem quem era considerada o símbolo de Portugal?

    Isso mesmo, a Serpe/Wyvern! Este era o ''animal'' nacional de Portugal antes do famoso Galo de Barcelos tomar o lugar como ''mascote'' do pais.

Brasão de Armas do Reino de Portugal

    Mencionar brasões e símbolos heráldicos nos remete à imagem da capa do Scarlet book/Violet book, um livro importante para uma das três rotas de história do jogo. Apesar dos dois dragões estarem representados dentro do padrão europeu que os símbolos heráldicos costumam adotar, vários fãs ligaram tais poses a símbolos de Portugal e Espanha. Eles acreditam que a pose majestosa do Koraidon é praticamente igual ao leão de Castela e Leão, enquanto que a pose do Miraidon copia o mesmo gesto do dragão do Reino de Portugal.


    Sim, tudo isto até agora é bem provável que seja apenas uma mera coincidência, é extremamente comum Pokémon ter dragões como mascotinhos dos seus jogos sem eles serem ligação necessária ao pais em si (Dialga, Palkia, Reshiram, Zeckrom, etc, dizem oi) tal como muitos mons da dex. Mas calma, eu não parei por aqui...


    Prontos para desenterrar mais conteúdo? Vamos analisar um pouco as descrições na Pokédex de ambos Pokémon e ver o que de magia acontece.


Miraidon em Pokémon Violet: This seems to be the Iron Serpent mentioned in an old book. The Iron Serpent is said to have turned the land to ash with its lightning.

Koraidon em Pokémon Scarlet: This seems to be the Winged King mentioned in an old expedition journal. It was said to have split the land with its bare fists.


    Ambas descrições destes Pokémon encontradas na Pokédex podem ser interpretadas de diversas maneiras, uma dessas maneiras entrega a ideia que Koraidon e Miraidon marcam presença em Paldea em tempos antigos. Também temos os nomes pelos quais ambos eram conhecidos na época que o Scarlet Book/Violet Book fora escrito: Iron Serpent e Winged King.


    Iron Serpent Winged King. Se fizermos um trocadilho, juntando estas palavras, obtemos Iron King e Winged Serpent... Ok... E depois? O que isso tem de especial?... Bem.. Iron King não tem nada que me ocorra no momento, mas quanto a Winged Serpent... Se preparem, porque traduzindo a palavra, ficamos com Serpente Alada.


    Acredita-se que a Serpe/Wyrven tornou-se símbolo da monarquia portuguesa devido aos Ofis. Os Ofis foram um povo que habitara nas montanhas do norte de Portugal e na Galiza, apesar de algumas fontes comentarem que estes também marcavam presença ao longo de vários rios.


    Mas, mais importante, acima de tudo, este povo venerava serpentes!


    Agora a coisa está mais interessante, não é? Estudos sobre este povo mencionam o grande culto deste povo a dragões semelhantes a grifos ou serpentes aladas. Assim, os Ofis levam-nos a Ofiússa (ou Ophiusa), esta  palavra significam Terra das Serpentes.

    Ofiússa/Terra das Serpentes era um nome dado pelos antigos Gregos ao território Português por causa do povo que ali existia.


    Isto é demasiada coincidência não é?... E se ligarmos com as antigas competições de bicicleta que tem em Portugal e em Espanha...


    Agora faz todo o sentido dois dragões-bicicleta servirem como mascotes de um jogo inspirado em Península Ibérica. Estarei correta?

    Vale também apontar que Koraidon e Miraidon tem ligação ao Cyclizar, outro Pokémon dragão, cuja descrição na Pokédex afirma acompanhar o povo de Paldea como meio de transporte desde tempos antigos.



    Continuando a discutir sobre serpentes... Algo me intrigou na forma como eles foram apresentados nos trailers do jogo. O relacionamento do Koraidon/Miraidon com o o mar.... No seu debut, temos a ilusão destes a ''correrem'' até o cume de um rochedo no oceano.


    Estes Pokémon podiam estar apenas a referenciar o período histórico dos Descobrimentos ou qualquer outra coisa, já que o mar é parte importante da história da Península Ibérica. Mas este aspecto me lembrou de algo... Algo mais. Algo que eu acho que também vale a pena referir: a Lenda de fundação de Lisboa, também conhecida por Lenda das sete colinas de Lisboa.

    Lenda onde, basicamente, uma serpente corre da terra até o mar. Correu com tamanha força e ferocidade que o seu corpo criou sete colinas... Da mesma maneira que a descrição da Pokédex do Koraidon em Pokémon Scarlet diz que ele dividiu a terra com os próprios punhos, ou que Miraidon em Pokémon Violet reduziu a terra a cinzas com seus raios.




    Pode não significar nada, mas apontei só para mencionar que tanto a Espanha como Portugal tem inúmeras outras lendas/histórias genéricas com dragões/serpentes, algumas delas até dentro do clássico ''guardião de tesouros'', tal como tantos outros países da Europa. Entre as lendas com dragões/serpentes mais conhecidas temos a Coca/Cuco/Coco (também famosa no Brasil e em alguns locais de Espanha), e a Moira Encantada (belas donzelas que transformam-se em serpentes em várias versões do seu mito).


    Também vale anotar que a grande cratera de Paldea (ligada a ambos os Pokémon) parece ser inspirada na Sierra de Guadarrama, o maior sistema de montanhas do centro da Espanha, que, desde tempos antigos, são tratadas por The Seven Peaks of the Dragon.


    Lembrando que os responsáveis por Pokémon já estiveram em Portugal e Espanha, e eles geralmente criam os jogos baseados nos países aos quais já visitaram. Pokémon pega inspiração de inúmeras partes para seus locais, histórias e monstrinhos. É bem possível eles terem ouvido falar de histórias locais, e como a imaginação (e internet) não tem limites, nada é totalmente impossível quando durante a produção do jogo pesquisaram sobre a Península Ibérica.


    Existem bastantes coisas que o pessoal de Pokémon pode ter pegado para se inspirar no Koraidon e Miraidon, as competições de bicicleta e Ophiusa são as que eu mais acredito que sejam a base real para as origens criativas de ambos. Mas sabe-se lá o que nos passa despercebido no meio de tudo isto.


    E por hoje terminamos nossa Caça ao Pastel de Nata! Ainda nos faltou retratar alguns outros pontos, tais como as temáticas passado/futuro, mas talvez o faça noutra altura quando conseguir informações mais credíveis além das que eu tenho em relação ao assunto (caso o consiga). Jogar o jogo e ter a minha própria experiência também vai ajudar bastante na nossa caçada.


Até a próxima!

Fontes consultadas:
Consultei a Bulbapedia e o site Serebii.net.
A maior parte dos detalhes deste artigo são de cultura geral minha, realizadas em pesquisas ao longo do tempo.

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Adoro esse lado mais histórico e lendário dos jogos, mas também da vida real. Adoro ouvir os meus avós falarem sobre os seus tempos antigos e, na verdade, História era a minha disciplina favorita na escola. Porém, nunca me tinha debruçado muito sobre as inspirações históricas de Pokémon. Este foi o meu artigo preferido desta série de curiosidades por isso mesmo! Obrigado Shii por me tornares mais culto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas destas curiosidades foram complicadas de descobrir, mas valeu a pena! Obrigado pela sua presença aqui Angie!

      Excluir

- Copyright © 2022 - 2023 Aventuras em Paldea - Escrito por Shiny Reshiram (Shii) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -