- Back to Home »
- Enciclopédia da Fanfic »
- Incoerências na Fanfic - Enciclopédia da Fanfic
Posted by : Shiny Reshiram
24 de jan. de 2026
Durante a escrita de um projeto a longo prazo, é normal cometer erros na sua história, os clássicos plot holes - furos de enredo. Os motivos para seu surgimento são variados, desde mudanças súbitas em ideias durante a produção artística ou até mesmo simples distrações. Aventuras em Paldea não é diferente, pois várias coisas podem sempre passar despercebidas, tal é parte da natureza humana.
Esta página serve para anotar e arquivar pequenas (ou grandes) incoerências que, com o tempo, são descobertas, quer na revisão de Capítulos por parte da própria autora, quer em notas feitas pelos olhares atenciosos dos próprios leitores. Estas incoerências poderão, ou não, ser corrigidas em algum ponto futuramente ou em alguma tentativa de reescrita da fanfic, mas por agora, tal revisão cuidadosa não está nos planos pois iria implicar a mudança de capítulos inteiros.
Divirta-se com a leitura! E sinta-se livre para partilhar qualquer coisa que tenhas reparado ao longo da leitura de Aventuras em Paldea!
- Incoerência Número UM - A Pokéball de Koraidon
Onde esta Incoerência ocorre? Bem no inicio da fanfic, em seu Primeiro Arco.
Como e quando foi descoberta? Em discussões aleatórias no grupo de Discord ao longo de 2024 e 2025.
Porque é que esta Incoerência ocorre? Pura distração da autora.
Descrição da Incoerência: Nos jogos, uma dúvida que persiste é: Se Koraidon/Miraidon estão com o professor na Grande Cratera desde a infância de Arven, como é que o Arven portava a Pokéball deste Pokémon? O erro acabou passando para a fanfic de forma inconsciente, onde Arven surge com a Pokéball de Moto-Moto de forma inexplicável.
Como corrigir a Incoerência? É um assunto demasiado complexo que a autora não consegue pensar numa solução.
- Incoerência Número DOIS - A Padaria e a Tinkatuff
Onde esta Incoerência ocorre? No especial A Fada, o Corvo e o Baleeiro.
Como e quando foi descoberta? A autora apercebeu-se do erro em Janeiro de 2026 quando escrevia sobre a Padaria Sonhos de Dachsbun para a página Mapa do Blog.
Porque é que esta Incoerência ocorre? Pura distração da autora e mudanças drásticas de planos.
Descrição da Incoerência: No final do especial A Fada, o Corvo e o Baleeiro, Brites, a Tinkatuff, é resgatada por figuras misteriosas que vem a ser Haruka, Bombur, Maurício e respetivos Pokémon destes personagens, e acorda acamada na Padaria Sonhos de Dachsbun. O erro está precisamente aqui. Na época em que o especial é ambientado, a Padaria ainda não existia. A casa de Cabo Poco de Haruka encontrava-se destruída devido a uma tempestade, cuja obra de restauração ainda não havia sido iniciada.
Como corrigir a Incoerência? O mais certo seria Brites acordar no apartamento de Haruka, em Mesagoza.































