Posted by : Shiny Reshiram 24 de nov. de 2022

    

    A Caça ao Pastel de Nata é um conjunto de artigos que visam procurar influencias Portuguesas em Pokémon, entre outras curiosidades deliciosas. Para saber mais e ver toda a nossa lista de artigos dentro do tema, visite a página principal clicando aqui.


    Muitos fãs de Pokémon ainda acreditam que Pokémon Scarlet e Violet são único e exclusivamente baseados em Espanha, mas estou aqui para compilar o que eu sei e o que eu encontrei na internet, botando um ponto final na situação (mesmo sabendo que não vai servir de muita coisa). Eu até compreendo, Espanha é o maior pais da Península Ibérica, mas lembrem-se, Península Ibérica não é apenas Espanha.


    E Shii, o que é que te garantiu que Paldea tem inspirações Portuguesas na sua base?  E porque estás tanto chata, interessada, e insistindo neste assunto? Onde estão os motivos?


    Este artigo vai servir precisamente para Introduzir a nossa Caça ao Pastel de Nata.

    Irei retratar as primeiras provas encontradas sobre a região Paldea contar com algumas influencias portuguesas na sua base.


    Apesar de ter muita coisa Espanhola sim, muito mais que Portugal (obviamente, mas isso será tratado em outras publicações já que ambos os países partilham características semelhantes), não gosto que ignorem algumas curiosidades e factos, incluindo aqueles que estão bem à frente dos nossos narizes o tempo todo, por isso, vou entrar na briga de tomates e bater no assunto o tempo que for necessário enquanto alguém aparecer a dizer que Paldea é apenas Espanha em vez de dizerem o mais correto: Paldea é Península Ibérica.


    Posso não saber muita coisa sobre Espanha, sou um zero à esquerda em questões de história  e geografia, mas fiz um esforço para criar algo no mínimo fiável. O que irei apontar ao longo desta série de artigos é da minha cultura geral ou desenterrado de fontes confiáveis. Por isso, não se preocupem, A Caça ao Pastel de Nata serve para mostrar curiosidades, relaxar e divertir, portanto, serei o mais acessível e leve que conseguir, não entrando muito em detalhes. (Caso alguém queira se aprofundar em algum detalhe ou assunto especifico que chamar a atenção, é só pesquisar, internet está ai para isso).


    Se não acreditar que este pequeno pais faz parte dos jogos, está no local certo.

    Confia em mim. Vai se surpreender com as referências encontradas ao longo da nossa busca.


    Ok... Chega de enrolação. E para iniciar a nossa Caça ao Pastel de Nata…


    Vamos começar bem no início de tudo!... Vamos para...


    Onde a terra se acaba e o mar começa.




    Eu não acompanho o Anime, mas algo chamou a atenção de alguns fãs que assistem. As imagens acima. Já é tradição o Anime de Pokémon fazer referências à geração seguinte em algum momento. No caso de Galar, tivemos um cenário semelhante a Londres num episódio de Sun & Moon.


    E desta vez, no episódio de Pokémon Journeys titulado The Good, The Bad, and The Lucky!, que estreou no dia 28 de Janeiro de 2022 (no Japão), tivemos uma referência a Paldea. Mas como eu posso ter tanta certeza disso?


Créditos da fotografia: Viaje por dois

Créditos da fotografia: VisitPortugal

    A Team Rocket esteve em Portugal, no Cabo da Roca. Onde a terra se acaba e o mar começa é a celebre frase que Luís de Camões utilizou para descrever o local. O episódio referenciou aquele que é visto como o ponto mais ocidental do continente Europeu.


    Fãs de Pokémon mais chatos ou ignorantes diriam que é apenas referência a algum farol qualquer do mundo Pokémon (tipo o farol do Bill na rota 25 de Kanto), ou iriam mais longe... Viajavam comentando que a frase é uma referência a Hoenn, pois é o slogan de Lilycove City, se esquecendo que Hoenn é baseado na região japonesa Kyushu. Nas proximidades de Kyushu, no longínquo ano de 1543, desembarcaram Portugueses que vieram a ser os primeiros europeus a visitar o Japão.


    Na altura que surgiu esta referência no anime, ainda não tínhamos muita coisa sobre Paldea, nem um vislumbre aprofundado do mapa, e, por isso, a referência era vista com bastante sal por muitos, logo, passada de lado. Para eles, podia ser uma referência qualquer feita em qualquer altura, ou nem sequer ser referência a nada. Poucos imaginavam que fosse algo especifico à nova geração que estava prestes a ser iniciada.


    Apesar de, a partir do momento que eu vi partilharem a curiosidade, sempre acreditei que tinha algo relacionado a Pokémon Scarlet e Violet.


O farol de Cabo Poco

    E bem... Aqui estamos hoje, para confirmar a veracidade disto, já que os jogos já saíram e temos a região na palma das nossas mãos.


    Como todos já vimos o mapa de Paldea, já deram atenção aos faróis? O farol de Cabo Poco, que fica a sul da região, já é como uma imagem de marca de Paldea, por ser neste local que o jogo se inicia.


    Mas Shii, o que isso tem haver com Cabo da Roca e ao seu farol? Cabo Poco é um local inspirado em Gibraltar, Espanha, que marca o extremo sul da Península Ibérica. Mas notou que no mapa de Paldea são marcados outros três faróis? Existe um farol em cada um dos quatro pontos cardeais, simbolizando os locais mais extremos da região (apesar de não o serem exatamente se bem analisados, mas não vamos por ai).
    Na imagem ao lado, pode notar a localização especifica desses  faróis: o a norte fica dentro de uma das bases da Team Star, o de sul é Cabo Poco. O farol de este fica acima de Levincia, e o de oeste fica acima de Porto Marinada.


    Coincidência? Acho que não. Referenciar o Cabo da Roca no anime por este ser o ponto mais ocidental do continente europeu foi sem duvidas uma jogada para mostrar em que local do mundo Paldea obteve inspiração. Podiam ter utilizado um local ou farol qualquer de Espanha para mostrar que Paldea é 100% Espanha, mas não. Decidiram o fazer através de um local português!


    Isso nos garante o que ando a batocar: vários aspetos de Paldea, além de espanhóis, também são portugueses. Paldea é Península Ibérica.


Créditos da fotografia: Revista Sábado

    Outra tendência a novas gerações é a visita de Junichi Masuda e Shigeru Ohmori, os dois principais responsáveis por Pokémon, ao pais ao qual costumam pegar inspiração. Acontece que os dois estiveram presentes na Comic Con Portugal de 2016.


    Ao serem entrevistados para a Revista Sábado, mostraram-se entusiasmados com o Galo de Barcelos, o mascote do pais, dizendo que poderia dar um Pokémon interessante. Também comentaram que sempre tiveram curiosidade em visitar Portugal, pois muitas palavras japonesas vinham do português.

    Quando questionados sobre a possibilidade de uma região baseada em Portugal entrar numa geração futura, não negaram, respondendo da seguinte maneira: Primeiro vemos as localizações antes de escolher. Mas sim (é possível), porque não?


    Por curiosidade, o site PokéPortuga, uma das maiores comunidades de Pokémon online de Portugal, partilhou a fotografia da entrevista com Junichi Masuda e Shigeru Ohmori, segurando uma figura do Galo de Barcelos, nas suas redes sociais, mencionando Paldea. Apesar da publicação não ter ganho muita notoriedade por parte dos fãs, eles disseram que receberam um like do próprio Junichi Masuda. Porque é que será que foi?


    Outra referência que podemos considerar precoce a Paldea está no Castelo de São Jorge, localizado em Lisboa, capital de Portugal. Este sitio está presente no background de um videoclip japonês relacionado a Pokémon Journeys. Pode não significar muita coisa, podia ser um local aleatório escolhido para as gravações, mas este vídeo foi publicado em 2020, dois anos depois temos uma região baseada em Península Ibérica em cima de nossa mesa. (Lembrando que o jogo demorou ainda uns três anos a ser produzido)

    Então… E agora?...


    Os jogos saíram, e cenários Espanhóis em Paldea ainda são claramente predominantes...


    Para quem se desmotiva a pensar que os trailers do jogo só mostram cenários da Espanha (não tenho nada contra, os lugares parecem lindos) e que as personagens todas só falam Espanhol (quanto a isso eu não culpo ninguém), fiquem a saber que uma praia portuguesa apareceu num dos comerciais!


    Esta praia passou bem despercebida, entre tantas outras publicidades tanto curtas como longas que as contas da Nintendo de diversos países partilharam antes do lançamento do jogo.


    Mas é inegável que esta praia é a Praia da Foz.


Praia da Foz, vista na publicidade.

Fotografia da Praia da Foz, num angulo semelhante.
Créditos da fotografia: Na imagem


    E assim concluímos a Introdução e primeira parte da nossa Caça ao Pastel de Nata.

    Como podem ver, foi preciso esgravatar bem a terra para nos apercebemos de Portugal durante a divulgação de Paldea. É possível que algumas coisas tenham escapado aos meus olhos e aos olhos de outros, passando despercebidos, outras sendo apenas viagens na maionese, mas o pais marca sim sua presença, apesar de mais subtil e escondido pelos cenários espanhóis.


    Nas próximas buscas, vamos ir mais a fundo na questão do problema. Mostrando realmente o especto Português dentro de Paldea.

    Portugal é o pais onde nasci, apesar dos seus defeitos. Pode ser um pais pequeno, mas tem uma cultura bem rica e uma história enorme, e eu quase nunca vejo quaisquer representação de Portugal em nada em lado nenhum no entretenimento. Isso é algo que me deixa bem triste e um dos principais motivos que me faz insistir tanto nesta caça.


    Posso não ser a melhor escritora quando se trata destas análises e género de artigos, mas Não vou deixar que Portugal seja ignorado desta vez, ignorado como tantas outras vezes que ele já o foi.


    Na nossa busca numero dois, vamos explorar as possíveis inspirações para Koraidon e Miraidon. Estes dois dragões mascotes da geração podem ser mais um pouco mais complexos do que aquilo que imaginamos.

Até a próxima!

Fontes consultadas:
Os seguintes usuários no Twitter, foram responsáveis a descobrir algumas destas referências, entre outras que vão ser mencionadas ao longo da nossa Caça ao Tesouro.
(Não tenho conta lá, mas várias pessoas partilharam as curiosidades à um bom tempo atrás em grupos que eu sigo no Discord)
@arbusto_mor_hua | @SitheachE | @KuroBlitz96 | @MinhaVidaemBits | @ShinyHunterRob 
Extrai o necessário, adaptando as informações e adicionando detalhes descobertos por mim.
Também consultei a Bulbapedia, 4Chan e o site PokePortuga.

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Adorei esse artigo. Estou aqui para coroar a Shii como Rainha-Poké-Defensora de Portugal. Saudações lusitanas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre à disposição!
      Só espero que a DLC traga referencias um pouco mais diretas, pois Paldea tem muito mais de Espanha, mas eu fico muito feliz por ver meu pais finalmente representado em algo!

      Excluir

- Copyright © 2022 - 2023 Aventuras em Paldea - Escrito por Shiny Reshiram (Shii) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -