Archive for setembro 2025

A Ambiguidade do Mundo Pokémon - Inspirações e Origens

 


    Após alguns meses sem consultar nada do assunto, decidi revisitar o artigo da Bulbapédia - Pokémon world in relation to the real world - uma das principais fontes de informação utilizada para a escrita deste quadro aqui do blog de Aventuras em Paldea: o Inspirações e Origens em Pokémon Scarlet & Violet.

    Com um pouco de surpresa, dei de caras com a falta de algumas informações nas origens dos locais. Consultei o histórico de edição do artigo e realmente existe a nota de remoção de tais possíveis referencias, consideradas pouco plausíveis. Ironicamente, alguns detalhes novos adicionados ao artigo também o podem ser considerados.

    Esta mudança me fez refletir sobre Paldea e as regiões do Mundo Pokémon em geral, o quanto a GameFreak/Pokémon usa regiões do mundo real a seu bel-prazer e ainda se mantém com liberdades criativas, sendo que as regiões em si não são completos copy-paste do mundo real, e podem até mesmo adotar características de outros países.

    Achei importante realçar isto aqui no quadro. O quanto existe dois lados de uma mesma moeda. Temos as referencias óbvias e que estão extremamente claras, e do outro lado, as referencias e inspirações mais ambíguas.

    Infelizmente, sinto que Paldea como Região é bastante ambígua nessas referencias e inspirações, de modo geral, é claro, sendo bem neutra a todas as características da Península Ibérica em si - o que difere de Galar, por exemplo, onde realmente sentimos espirito britânico a cada cidade e local. O mesmo ocorre com Unova e Nova Iorque/Estados Unidos.

    Já as regiões Japonesas, como Kanto, Johto e Hoenn, tem cidades baseadas em mais de uma só cidade japonesa... Nas várias localizações do jogo Pokémon Scarlet & Violet, as traduções dos nomes de uns três ou quatro locais diferentes referencia Madrid, Barcelona e outras grandes cidades Espanholas, não existindo local exato para cada uma.

    De um lado, temos as torres da Sagrada Família como parte da arquitetura da Academia Naranja/Uva, e o quanto isso grita '' é Espanha'' na cara de toda a fandom por ser o principal local do jogo, porém, a escola tem traços das duas mais antigas universidades da Península Ibérica: a Universidade de Salamanca e a Universidade de Coimbra.

    Temos Cortondo que representa as aldeias rodeadas por olivais que existem no Alentejo, Extremadura ou Andalusia. O nome Cortondo lembra Redondo, o nome de uma dessas aldeias Portuguesas. Os Festival das Azeitonas pode referenciar as clássicas festas que existem em qualquer aldeia para celebração de colheitas, ou ser uma referencia especifica a um festival com o mesmo nome, a Festa da Azeitona, em Martos (Jaén, Andaluzia).

    Tem um NPC no jogo que comenta que o Deserto Asado está sempre a se expandir SE NÃO ME ENGANO. Isso pode ser uma referencia à desertificação que tanto Portugal e Espanha sofrem devido à seca. Porém, várias pessoas apontam o deserto de Tabernas e várias dunas nas ilhas canárias, no outro lado de Espanha, apesar de, se sobrepormos mapas, o deserto Asado coincidir com a praia da Cresmina, conhecida pelas suas dunas.

    Uma das possíveis inspirações para a base do Ortega, tanto pelo nome ser basicamente o nome do personagem como pelo farol que lá existe, pode ser o Cabo Ortegal, a norte da Galiza, ficando somente atrás da Estaca de Bares como o ponto mais setentrional da Espanha e da Península Ibérica. Mas lá está, também dizem que o Cabo Ortegal pode ser inspiração da Gracia Stones (um dos 10 pontos paisagísticos de Paldea).

    Com estes exemplos podemos ver que... as inspirações fragmentadas de Paldea em diversos pontos do mapa ganham um tom muito superficial em sua maioria.  Um olhar critico em cada informação é extremamente necessário, sendo que é difícil descobrir as verdadeiras intenções das pessoas por detrás do jogo com determinadas decisões.

    O que nos resta, como fãs, é a suposição, ou então, é esperar leaks ou informações mais especificas através de entrevistas, apesar de que tais detalhes serem sempre considerados como confidenciais e raramente verem a luz do dia.

    Até lá, caso esse dia chegue, considerem tudo with a grain of salt. O poder das suposições pode ser poderoso. Paldea tenta ser Península Ibérica, mas ao mesmo tempo entra em muitas áreas genéricas da construção de mundo que fica difícil descobrir a verdade dos bastidores sem um olhar critico.



Cabo Ortegal e Gracia Stones... Realmente, ambos os locais parecem igualzinhos...
Ou pedras genéricas da costa e outras pedras de um jogo de baixa textura no meio de um oceano de tremendas coincidências...

Esse tipo de coisas pode existir só por existir, sem ter uma ligação necessária à vida real, sendo feita apenas por ser uma ideia promissora ou aleatória.
O Mundo Pokémon é um mundo fictício, afinal das contas.



- Copyright © 2022 - 2023 Aventuras em Paldea - Escrito por Shiny Reshiram (Shii) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -