Posted by : Shiny Reshiram 14 de set. de 2023


    Ás vezes eu questiono: Porque ainda estou aqui? Será que eu não lucraria mais se eu já tivesse passado á escrita de conteúdo 100% original? O que eu estou fazendo da minha vida mesmo?... Tenho 25 anos e estou parada no tempo, escrevendo Fanfic... Será mesmo uma atitude assim tão infantil?... Ninguém vai ler nada do que eu escrevo, será que valerá a pena?

    Enfim. Só fazendo questões que me desmotivam ainda mais, e que por vezes me dão vontade de desistir de tudo.

    Mas calma. Vamos parar um pouco.

    Respira... Respira... Respira...

    Onde tudo isto começou? Porque é que eu ainda estou aqui mesmo?

    Desde criança que as histórias fictícias nos fazem viajar, e isso sempre me encantou, e isso me faz questionar quando foi a primeira vez que eu criei uma Fanfic realmente. Os desenhos animados que uma pessoa assistia, as personagens que saiam do ecrã e vinham até nós nas nossas brincadeiras, aqueles momentos simples mas tão encantadores em que ficávamos imaginando qual seria a continuação da história ou que tipo de aventura certa personagem que nunca mais foi mostrada estaria a viver agora.

    Basicamente, imaginava muitas vezes o que aconteceria a seguir, o que aconteceria quando uma história acaba...

    Tudo isto é Fanfic.

    Acredito que todos nós já vivemos isto assim ou casos semelhantes em algum momento das nossas vidas ao lado das histórias que mais gostávamos e mais nos encantavam, em qualquer idade ou fase da vida. Assim, podemos confirmar que todos nós já criamos Fanfic em algum ponto, antes mesmo de saber o que era uma Fanfic como termo da palavra propriamente dita.

    Mas a verdadeira pergunta aqui é... Qual a real utilidade das Fanfics? Qual o seu valor? Vale a pena mesmo continuar a escrever Fanfics? Não é uma ideia ridícula?

    Eu amo escrever. Decidi voltar ás minhas origens, pois a minha paixão por histórias e escrita foi conquistada graças a Fanfics. Sem falar que já ouvi muitas vezes as pessoas comentarem, para voltar ao inicio quando não se consegue avançar mais em algo.

    E ai, relembrar o porquê de tanto gostar de estar aqui: Nós aprendemos com as histórias, nós aprendemos com as personagens, nós aprendemos a viver cada momento com aquilo que é fictício.

    É graças ás mensagens que histórias e personagens carregam que muitos de nós sabemos que caminho devemos seguir na longa jornada que é a vida. Muitas vezes, as personagens que viviam em mim e que eu fazia habitar em outros é que me salvaram de situações complexas demais para meu psicológico em tão tenra idade. As Histórias dão-nos exemplos de complicações e problemas, e suas respectivas soluções, e isso contribui imenso para formular uma opinião no espectador, que absorverá as mensagens á sua própria maneira.

    Eu não acho que seja crime nenhum pegar num universo que não é nosso e criar algo dentro dele, pois desde sempre tal viagem criativa no mundo da imaginação é parte da essência humana. Aprender e crescer com os outros é algo tão comum no dia a dia que é impossível viver sem esse fator.

    Devemos entender a escrita de Fanfic, não como um impasse nas nossas habilidades de autores, e muito menos uma atividade infantilizada demais para os mais velhos, mas como um grande exercício ao qual todos deviam ingressar.

    É extremamente difícil construir um mundo desde a sua raiz, e com as Fanfics, já temos uma base pronta á disposição para nosso uso criativo.

    É claro que temos que ter em conta que a ideia não é originalmente nossa, logo, não podemos lucrar ás custas dela, mas é como se fosse um mundo que nos foi emprestado e o nosso dever é cuidar dele á nossa maneira. Manipular esse trabalho consoante nossos desejos, expondo as ideias que queríamos ver tornar-se realidade no trabalho original, tornando-o, em parte, mais personalizado. Mais nosso. Torná-lo um teste para tudo o que sabemos e tudo o que queremos fazer com outros trabalhos e nosso aprendizado, pois para alcançar algo no futuro, é necessário suor e trabalho, e não é da noite para o dia que se escrever um projeto original ou se inicia algo mais ambicioso.

    De certa forma, escrever Fanfics ajuda imenso o autor a aprender a manipular algo, preparando-se para a próxima fase dos seus objetivos como escritor: a escrita de um original, como principal exemplo. As Fanfics já tem a sua própria base de mundo e personagens pré definidas, prontas para pegar, adaptar e usar. E numa história original, o autor começa tudo do zero. Mas, com a escrita de Fanfics, pode ser que ele já esteja mais habituado a certos conflitos de ideias, cenários e opiniões, logo, já é meio caminho andado para a criação de um universo só seu. É uma experiencia.

    Assim, a importância das Fanfics é bem explicita: elas são um exercício criativo, além de proporcionarem bons momentos de diversão. A partilha de Fanfics na internet dentro da respectiva Fandom pode ajudar o Autor(a) a receber criticas ao seu trabalho, que dependendo da sua razão, podem ser bem benéficas para a evolução pessoal do Autor(a).

    As Fanfics também são um incentivo á leitura, pois as mesmas retratam cenários e universos adorados, e é apenas graças a elas que podemos voltar a mergulhar nos nossos mundinhos adorados, mesmo depois do material original já não ser mais produzido. Com as Fanfics, podemos corrigir o que acreditamos estar errado no material original, fazendo as coisas de um jeitinho diferente ou explorando outros pontos de vista e possibilidades nas histórias.

    Apesar de muita gente não gostar de ler e escrever, são atividades bem benéficas á evolução da pessoa como individuo, pois nos enriquecem em muitas facetas, tais como no vocabulário, criatividade ou em opinião.

    As Fanfics não devem ser desvalorizadas e muito menos menosprezadas. É um conteúdo criado de fã para fã e pode tornar-se uma partilha muito especial e pessoal.

    As Fanfics são ferramentas mais poderosas do que muitos julgam. E é preciso não nos esquecermos de tamanho valor.

    Se vai valer ou não a pena levar alguma Fanfir até o fim... Talvez seja algo que somente o tempo dirá. Acredito que sim, que vale. E vale muito a pena pelo EU do autor(a). Pois temos também que nos lembrar que a jornada de um escritor é uma jornada solitária, e só ele pode conseguir dar a volta com suas personagens e aprender a ser feliz ao lado delas sem depender de mais ninguém para aceder a outras realidades do mundo imaginário...

    ......e tudo de bom que esse mundo tem para entregar a todos.

    Escrever Aventuras em Paldea fez com que eu redescobrisse os motivos de eu gostar tanto de escrever e desenhar, e viver nos meus mundos. E que estes mundos não são um problema para mim, muito pelo contrário, são o meu Paraíso e um dos meus Tesouros.

    Vamos ver o que o futuro nos reserva.

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Vai SEMPRE valer a pena escrever Fanfics! Alimentar a nossa imaginação, criatividade, capacidade de escrita, gramatical, até mesmo de organização. Identifico-me com todos os pontos levantados. Escrever é uma viagem solitária que só o autor pode fazer, acompanhado das suas personagens e respetivos arcos narrativos. Somos nós que marcamos o começo, o meio e o fim da nossa história. Vamos continuar a escrever juntos!

    ResponderExcluir

- Copyright © 2022 - 2023 Aventuras em Paldea - Escrito por Shiny Reshiram (Shii) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -