Posted by : Shiny Reshiram 16 de out. de 2024

    Tal como o seu nome indica, Gimmighoul é um Pokémon baseado em um Ghoul, ou seja, uma espécie de criatura da mitologia Árabe que costuma roubar moedas. Gimmighoul também pode ser baseado no Toyol (ou Tuyul), um espírito das lendas da Indonésia que rouba as riquezas das pessoas.

    Tendo em conta que Paldea é uma região baseada na Península Ibérica, é possível que Gimmighoul seja uma referencia à Época dos Descobrimentos, pois os exploradores ansiavam por ouro e riquezas. As moedas de Gimmighoul parecem um Bronzor, um Pokémon de bronze, como referencia ao  Tesouro de Villena, um dos achados mais importantes da Idade do Bronze Europeia.

    O corpo de Gimmighoul lembra uma formiga, o que pode justificar o seu tamanho minúsculo, mas também pode ser uma referência à história d'A Cigarra e a Formiga, uma das fábulas de Esopo mais populares em Portugal e Espanha.

    A cauda e as antenas deste Pokémon parecem ser Varas de Radiestesia, um método de adivinhação para localizar objetos, fontes de água ou tesouros escondidos. A forma de baú de Gimmighoul é uma clara referencia aos típicos monstros de RPG e universos de fantasia que se costumam disfarçar de baús de tesouro. Também é comum representações de fantasmas dentro de caixas, que saltam de lá dentro para assustar as crianças, o que pode também ter servido de inspiração para Gimmighoul.

    O nome Gimmighoul lembra Give me gold (dá-me ouro). Também envolve as palavras gimme (maneira de dizer give me/ dá-me em inglês) e Ghoul.


    As possíveis inspirações para Gholdengo não são muito diferentes do Gimmighoul. Vários materiais promocionais do Gholdengo retratam este Pokémon surfando nas praias de Porto Marinada, o que pode ser a origem do seu estilo surfista como referência á Nazaré em Portugal, famosa por suas ondas gigantes.

    Gholdengo também pode ser baseado em El Dorado, uma lenda descrita por conquistadores espanhóis sobre uma cidade perdida cujo rei tinha o seu corpo coberto por ouro. Acredita-se que esta lenda tenha se originado em Muisca na Colômbia, onde existiu uma cerimónia onde o governador cobriu-se de ouro de flutuou num lago em uma jangada. Esta jangada pode ser o motivo pelo qual Gholdengo porta uma tábua semelhante a uma prancha de surfe. Gholdengo também pode ter sido inspirado nos tunjos, estatuetas de ouro de Muisca.

    Gholdengo tem uma forma humanoide que também pode aludir a estatuas de prémios, geralmente feitas de ouro para homenagear conquistas. Gholdengo é o Pokémon na posição numero 1.000º Pokémon na Pokédex Nacional, o que pode ser considerado um desses marcos!

    O formato cilíndrico do seu corpo é semelhante a um pacote / tubo de guardar moedas, e o cinto prendido fazem a alusão a um cinto de ferramentas.

    Em várias culturas, as moedas eram frequentemente colocadas na boca ou nos olhos dos mortos, ou enterrados com moedas e tesouros, o que pode estar ligado á associação deste Pokémon á tipagem fantasma.

    O nome Gholdengo pode ser uma combinação de ghoul, ghost, golden e GO (Já que foi no Pokémon GO que tivemos a estreia do Gimmighoul, sua pré evolução.) Também pode ter ligação á palavra espanhola tengo (eu tenho) ou a denga , uma moeda antiga da Russia, 



Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2022 - 2023 Aventuras em Paldea - Escrito por Shiny Reshiram (Shii) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -