Nome: Gimmighoul
Tipo: Ghost
Espécie: Coin Chest Pokémon(Chest Form) || Coin Hunter Pokémon (Roaming Form)
Habilidade: Rattled(Chest Form) || Run Away(Roaming Form)
Género: Não Especificado
Altura: 30 cm (Chest Form) || 10 cm (Roaming Form)
Peso: 5 kg (Chest Form) || 1 kg (Roaming Form)
(Chest Form) Pokémon Scarlet: Este Pokémon nasceu dentro de um baú de tesouro à 1.500 anos atrás. Ele absorve a força vital de quem tentar roubar o seu tesouro.
(Chest Form) Pokémon Violet: Este Pokémon vive dentro de um velho baú de tesouro. Às vezes, ele é deixado nos cantos das lojas, pois ninguém percebe que o baú é na verdade um Pokémon.
(Roaming Form) Pokémon Scarlet: Este Pokémon nasceu pela paixão que se tem às moedas. Ele vagueia por ai para, aparentemente, procurar e recuperar o baú do tesouro que já habitou.
(Roaming Form) Pokémon Violet: Este Pokémon vagueia por ai carregando uma moeda velha nas costas. Ele sobrevive absorvendo a força vital dos humanos que tentam roubar a sua preciosa moeda.
Este Pokémon não tem versão Shiny.
Roaming Form || Chest Form
Evoluções
Gimmighoul >> (Aumentar Nível após obter 999 Moedas Gimmighoul) Gholdengo
Tal como o seu nome indica, Gimmighoul é um Pokémon baseado em um Ghoul, ou seja, uma espécie de criatura da mitologia Árabe que costuma roubar moedas. Gimmighoul também pode ser baseado no Toyol (ou Tuyul), um espírito das lendas da Indonésia que rouba as riquezas das pessoas.
Tendo em conta que Paldea é uma região baseada na Península Ibérica, é possível que Gimmighoul seja uma referencia à Época dos Descobrimentos, pois os exploradores ansiavam por ouro e riquezas. As moedas de Gimmighoul parecem um Bronzor, um Pokémon de bronze, como referencia ao Tesouro de Villena, um dos achados mais importantes da Idade do Bronze Europeia.
O corpo de Gimmighoul lembra uma formiga, o que pode justificar o seu tamanho minúsculo, mas também pode ser uma referência à história d'A Cigarra e a Formiga, uma das fábulas de Esopo mais populares em Portugal e Espanha.
A cauda e as antenas deste Pokémon parecem ser Varas de Radiestesia, um método de adivinhação para localizar objetos, fontes de água ou tesouros escondidos. A forma de baú de Gimmighoul é uma clara referencia aos típicos monstros de RPG e universos de fantasia que se costumam disfarçar de baús de tesouro. Também é comum representações de fantasmas dentro de caixas, que saltam de lá dentro para assustar as crianças, o que pode também ter servido de inspiração para Gimmighoul.
O nome Gimmighoul lembra Give me gold (dá-me ouro). Também envolve as palavras gimme (maneira de dizer give me/ dá-me em inglês) e Ghoul.