Posted by : Shiny Reshiram 19 de dez. de 2022


    No passado dia 16 de Dezembro de 2022 (me sinto na obrigação de mencionar o ano de 2022, já que o ano está quase acabando no preciso momento que estou a escrever este artigo) os fãs de Pokémon foram pegados de surpresa com o anuncio realizado. Aparentemente, a jornada do Ash vai ter o seu fim, e o Anime mudará de protagonista.


       A informação ainda está difícil de processar para muitos, e entre aqueles que receberam a novidade com alegria e os que a presenciaram com pedradas, achei que eu também devia ter o meu voto na matéria. A Nona Geração, com a saída do Ash após vinte e poucos anos, tornar-se-á um ponto de virada para a franquia.


    Não assisti Journeys, vi poucos episódios de Alola, assisti uma mão cheia das temporadas de Kalos, e consumi bastante de Sinnoh e Unova, não me recordando de muita coisa de temporadas mais antigas do que estas além de spoiler apanhados aqui e ali. Portanto, verdade seja dita, eu não acompanho o Ash e companhia á muito tempo, e eu nunca assisti cada temporada de forma linear, não devia ter muita moral para falar como não estou familiarizada com o Anime para ter uma opinião mais sensata.


    Mas opinião são opiniões, e merecem ser respeitadas como também merecem ser demonstradas. E, baseada no que eu conheço do Anime, claro que também ganhei certos sentimentos com a saída do Ash, portanto, aqui vão eles: Estava mais do que na altura de dar um ponto final na história.


    A decisão deixou-me bem feliz. Claro que também é triste nos despedirmos de uma personagem que nos acompanhou a vida inteira, sem falar que Ash e Pikachu são a cara de Pokémon, mas tudo chega ao seu fim. Ash foi Campeão, é tudo o que os fãs queriam desde à muito para a personagem, e não é preciso ver muitos episódios do Anime nem o Anime inteiro para sabermos que a história dele não consegue se estender muito mais além do ponto ao qual já chegou.


    Pelo que eu vi do Anime, pela experiência que eu tive ao lado do Ash, é inegável a sensação que eu tive de que ele não foi o melhor personagem de sempre, recebendo um reset no seu aprendizado de geração a geração, muitas vezes, ao ponto do ridículo. Quem lembra do Pikachu perdendo para um Snivy depois do estrondo que foi a liga de Sinnoh? Entre outras incoerências narrativas.


    Ok, a do Snivy é até compreensível como o Pikachu estava enfraquecido, já que antes fora atingido por um golpe do Zekrom que o deixou incapaz de utilizar seus golpes elétricos, mas mesmo assim, não dá para passar pano a tudo, e depois de tantos anos de treino juntos, será que Ash e Pikachu não teriam uma estratégia melhor para derrubar um Snivy novato de um treinador iniciante?


    Mas pronto, é assim mesmo, muito ainda deu para relevar já que este era o claro sistema narrativo deles para o Anime: Ash começar uma jornada nova como um treinador novo numa região nova, deixando seus monstrinhos antigos de lado para capturar e treinar novos, formando novas amizades.


    O que aconteceu foi que os jogos estão a quebrar um molde que anda estagnado à muitos anos, então, o Anime tinha que seguir a tendência e experimentar o novo, para apelar mais a seu público e procurar conquistar um publico novo. Porque se tem algo que eu sinto que andou estagnado em Pokémon era o Anime, apesar dos seus momentos altos (nem tudo é ruim nele, eu, por exemplo, nem considero as temporadas de Unova tão más assim como o pessoal pensa).




    Esta mudança pode dar bom, pode dar mal, mas eles tem que tentar, não é? Nada se conquista sem a ousadia, e terminar a jornada do Ash e começar uma jornada nova ao lado de personagens novas é um incentivo refrescante com inúmeras possibilidades.


    Como aspirante a escritora, vejo sugerirem sempre a mudança de ponto de vista de personagem, fazendo com que alguma outra ocupe temporariamente o espaço de protagonista. Só traz vantagens, entre elas a exploração de novas histórias, novos cenários e novas personagens num ângulo de vista diferente do normal. O publico tem é que dar a oportunidade certa, pois nem tudo o que segue fanservice significa que continue bom ou que seja até mesmo bom.


    Parece surreal o Ash e o Pikachu desapareceram do mapa, mas eles para sempre serão referenciados e sem duvidas aparecerão em algum momento, de tão marcantes que foram para todos nós.


    Agora vamos parar um pouco e imaginar como será sem a dupla daqui para a frente. Quais os objetivos de vida dos novos personagens? Como serão suas personalidades? Que tipo de Pokémon vão capturar?


    Entusiasmante, não é? Até deu vontade de voltar a acompanhar o Anime, por incrível que pareça, por tão interessante que o novo leque de possibilidades parece ser.


    Lá por volta de 2012, quando entrei no mundo dos blogs, costumava discutir muito com vários antigos amigos virtuais meus sobre como seria um Anime mais fiel aos jogos, e como tal sonho parecia inalcançável. Um Anime onde Ash e Pikachu não levavam reset á toa e onde nós recebíamos protagonistas bem feitos onde suas histórias iam do inicio ao fim numa mão cheia de episódios consistentes.


    Mais tarde, recebemos especiais mais fieis aos jogos, não foi bem o esperado, mas consolaram o olhar e satisfazeram nossas necessidades, pois finalmente podemos ver os cenários familiares dos jogos com outras cores e posições. Não dá para negar que esses especiais foram das melhores coisas que Pokémon presenciou a seus fãs.


    E agora, dez anos depois, o Ash vai finalizar seu papel, entregando os holofotes a alguém. Será um presente da franquia para seus fãs? Ou um novo assombro para muita gente?


    Bom, por mim, me despeço do Ash e Pikachu, agradecendo do fundo do coração por todos estes anos de diversão, inspiração e aprendizado, e recebo de braços abertos a Liko e o Roy no grande circulo da vida que é a nossa jornada.


    Vamos esperar para ver o que o futuro nos reserva.

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Shii concordo com todas as palavras. Eu lembro-me vivamente de ver Pokémon no Panda Biggs, especialmente a jornada de Sinnoh. Programava as gravações automáticas e, todos os dias, depois de chegar da escola, ia ver os episódios gravados. A vida era boa e fácil. Agora, estou mais velho, ocupado, sem tempo ou paciência nesta corda bamba da vida. E tal como eu e todos nós, o anime Pokémon também deve evoluir! Ash e Pikachu vão deixar muita saudade, mas felizmente teremos sempre longas temporadas para voltar a ver e recordar. Estou curioso para ver o que o anime pode trazer de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinnoh no Panda Biggs era uma corrida! Eu não tinha como gravar, mas não perdia os episódios por nada. Uma das minhas melhores memórias da infância era ver Digimon no Canal Panda e logo depois Pokémon no Biggs à noite, enquanto comia uma taça de cereais no quarto da minha irmã.

      O anime com algo novo é uma mão cheia de possibilidades. Vamos sempre nos recordar de Ash e Pikachu pelos melhores motivos!

      Excluir

- Copyright © 2022 - 2023 Aventuras em Paldea - Escrito por Shiny Reshiram (Shii) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -