Posted by : Shiny Reshiram 30 de dez. de 2022

    Escrevendo pelas palavras é uma compilação de exercícios que visam desenvolver a minha escrita criativa e consistem, basicamente, em selecionar uma ou mais palavras aleatórias, escrevendo um pequeno texto baseado nestas.


    Para saber mais da proposta deste quadro no blog, e conferir a lista completa de todos os exercícios ou excertos publicados até corrente data, clique aqui!


10 de Dezembro de 2022

Juventude || Pombo || Moinho de Vento

    O idoso solitário passou os dedos enrugados pelos seus cabelos brancos. Sentia mesmo a falta do seu velho chapéu, que era mais do que um companheiro de batalha. Com o auxilio da sua bengala, continuou a solene caminhada entre a erva alta em busca do seu objeto cujo vento levara para longe.

    Parou uns instantes para arrancar pedaços de plantas secas que se apegavam a suas calças e incomodavam seu andar. Aproveitou para recuperar o folego e analisar o redor. Árvores cresciam inundando a paisagem circundante, inúmeros coelhos escondiam-se em troncos apodrecidos, surpresos com a presença humana, enquanto lagartos se esgueiravam por entre os vestígios do que já foi em tempos uma vedação.

    Ele sentia imensa tristeza por aquelas terras, outrora campos de cultivo, encontrarem-se de momento naquele estado lastimável. Mas estava velho, já não podia fazer nada por elas.

    Respirou fundo, recordando-se perfeitamente de ajudar seu pai no trabalho, ceifando o milho, desde manhã bem cedo até a noite. Até jurava sentir ainda o peso das ferramentas e o ardor das borbulhas na palma das mãos. Depois, suas recordações de infância passadas naquela região transforaram-se em memórias acolhedoras: viu-se sentado na cozinha do antigo lar, apreciando a sua mãe cuidado das suas feridas com todo o carinho, num ambiente inundado por um  cheirinho a pão acabando de sair do forno.

    Limpou a lágrima que lhe escorria do rosto. Apesar de todas as dificuldades, podia dizer que tivera uma infância feliz. E apesar de a região estar completamente diferente daquilo que se lembrava, ainda sentia que era ali que realmente pertencia.

    O vento soprou outra vez, levando-o a seguir a sua direção, ainda em busca do seu querido chapéu. Avistou, ao longe, no topo da colina, as ruinas de um moinho de vento abandonado. Chegou ao local, encontrando seu chapéu preso numa das velas partidas do moinho.

    Encarou-o por completo com desaprovação. Até ouvir um som, vindo das vigas apodrecidas, que lhe chamou a atenção.

    Pruuu, pruuu.

    E de seguida, um bater de asas, bem por cima da sua cabeça. Eram pombos! O local podia encontrar-se inóspito para seres humanos, mas os pombos dominavam aquela paisagem agreste, tal como dominavam os campos de cultivo outrora.

    Há muito tempo atrás, pouco antes partir para a grande cidade e de mudar de vida, resgatou algures naquela mesma zona uma cria de pombo, que cuidou, alimentou, e ajudou a aprender a voar.

    Colocou o seu chapéu na cabeça, e observou o bando de pombos em pelo voo, até estes desaparecerem completamente no horizonte, acreditando ainda serem descendentes do seu velho amigo de penas.

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Estes exercícios podem parecer "simples", mas a verdade é que são muito enriquecedores para quem os escreve. Não tenho o hábito de os fazer, mas achei bem interessante e quero experimentar, eventualmente.

    Imaginei que esse senhor podia ser um habitante de Paldea, que avista um bando de Pidove cortar os céus. Não sei se imaginaste algo assim enquanto escrevias, mas de imediato remeti para essa imagem. Muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto bastante de os fazer de vez em quanto! A escrita em si pode não ficar grande coisa, mas são otimos para explorar novos temas e puxar pela criatividade usando as palavras e seus significados e tentando as interligar entre si!

      Tal como mencionas-te, são otimos para começar novas histórias! Explorar esse senhor de meia idade dava um otimo oneshot!

      Excluir

- Copyright © 2022 - 2023 Aventuras em Paldea - Escrito por Shiny Reshiram (Shii) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -