Posted by : Shiny Reshiram 21 de nov. de 2023

 

       Ás vezes o potencial leitor necessita de uma mãozinha extra para o incentivar na leitura de um livro ou história em especifico, pois á primeira vista nem sempre se consegue mergulhar em certos universos fictícios. Eu sei bem que nem todas as histórias são do gosto pessoal das pessoas, e nem sempre se consegue passar as mensagens que queremos que o leitor interprete, pois ele pode ver, e com todo o seu direito, as coisas de um angulo completamente diferente da visão do próprio autor.


    Portanto, para comemorar o Primeiríssimo Aniversário de Aventuras em Paldea, decidi escrever esta listinha. Talvez criar esta lista com os meus objetivos de escrita ajude alguém por ai a decidir se deve ou não entrar na jornada que Aventuras em Paldea tem para oferecer. Talvez crie em alguém por ai um gostinho de quero mais, e uma visão um pouquito mais detalhada daquilo que podem esperar encontrar ao longo das páginas desta história. Ou então, mais importante ainda, deixe arquivado aquilo que eu penso agora, para, mais tarde no futuro, olhar e refletir se consegui ou não cumprir alguma destas metas.


    Mas antes de mais nada, quero que cada um de vocês pare, respire um pouco, e questione as seguintes perguntas: Quer mesmo ler Aventuras em Paldea? Porque está aqui? Será que irás gostar? Quais as suas atuais espectativas?


    Para começar, eu acho que um dos maiores segredos que um aventureiro deve ter antes de seguir um novo rumo é ir sem espectativas nenhuma do que irá encontrar tanto na trajetória como no final dela, pois só assim ele conseguirá se impressionar com certos acontecimentos, detalhes, e outros afins que vivenciar.


    Sim, eu sei que tal é algo super contraditório de comentar agora, principalmente depois de dizer que um dos motivos por eu ter criado esta lista  era para dar aos leitores ''uma breve visão daquilo que podem esperar encontrar ao longo das páginas desta história''.


    Sei que ao criar esta lista (com motivos bem genéricos, estejam avisados  kkkk) estou a fazer com que alguém por ai crie falsas esperanças em relação a muitos elementos dela, mesmo que seja involuntariamente.


    Mas, ao mesmo tempo, eu tenho que arranjar uma maneira de descrever o que é Aventuras em Paldea e aquilo que eu, como autora, quero e pretendo que a Fanfic tenha na sua essência. Estas são algumas das minhas metas, acima de tudo.


    MAS Afinal? Onde ficamos? Deve ou não criar espectativas com base nesta lista? Obvio: Entendem esta lista como uma breve visão dos elementos que serão apresentados na fanfic, mas, ao mesmo tempo, peço a todos que a levem com um pouco de sal, caso vocês, leitores, preferirem as coisas mais salgadinhas.


    Já dei o meu conselho e os motivos de ter criado esta publicação. Por outras palavras, cabe a vocês decidir, caso contrário, podem se decepcionar. Simples assim. Ou talvez não.  Não dá para fazer muitas promessas.


    E que o seguinte ponto, também fique claro, desde o inicio...


    Não estou aqui para agradar ninguém (acho que nenhum autor da Aliança Aventuras está), na verdade, quando comecei a escrever Aventuras em Paldea, eu impos em mim própria a regra de escrever, em primeiro lugar, por mim e mais ninguém, mesmo sabendo, e também querendo, que minhas personagens auxiliem outras pessoas por ai com seus problema através das mensagens que elas tem a transmitir. (Talvez seja também por isto que este textão pareça um copy-paste dos meus pensamentos também kkk).


    Todos os leitores tem o direito de não gostar do meu trabalho, obviamente, o mundo funciona assim e não dá para agradar a todos com nossas colheres de mel. E eu não quero obrigar ninguém a ler Aventuras em Paldea. Quero que esta história chegue às pessoas certas de forma natural. Quero que quem leia, leia mesmo por interesse e gosto pessoal. Leia mesmo por querer o fazer e por querer apreciar.


    Não estou aqui para trocar favores e muito menos pagar por isso. Quero que Paldea seja a história perdida na estante de alguém até o dia que seja reencontrada, pois a pessoa que ganhar a atenção, independentemente da idade e época em que estiver, é uma pessoa escolhida pelo poder das minhas personagens.


    Assim dito, vamos passar logo ao ponto chave desta publicação...


    Apresento a vocês os meus objetivos com a Fanfic, e que podem ajudar vocês, potenciais leitores, a decidir se querem, ou não, entrar uma caça ao tesouro com a leitura de Aventuras em Paldea!



Meus Objetivos comAventuras em Paldea

◆ ◆ ◆ Objetivo Número Um ◆ ◆ 

Ilustrações da própria Autora!


    Não é novidade nenhuma que eu quero criar um livro ilustrado, então, decidi usar a fanfic como um treino básico necessário ás minhas habilidades. Assim, quase todos os Capítulos da fanfic são ilustrados por mim! (É por isso que, ás vezes, a sua publicação é demorada). Este elemento especial pode ser visto como uma novidade, pois são poucos aqueles que se dão a esse trabalho por qualquer que seja o motivo, tais como falta de habilidade ou tempo livre.


    Muitas vezes tenho uns bloqueios complexos, mas estou aqui mesmo para aprender e descobrir como devo lidar com eles, dando a volta por cima de cada um. Nem que um Capitulo tenha apenas uma única e exclusivamente só ilustração.


    E cada um de vocês, leitores, deve também reparar que para o blog eu utilizo apenas material oficial para ilustrar as páginas. Sempre me incomodei com outros blogs usando fanarts de terceiros para ambientar suas páginas. Tenho a impressão que estão a ''lucrar'' ás custas do artista original, mesmo que a imagem seja meramente ilustrativa e os devidos créditos dados, e admito que já fiz o mesmo no passado.


    Mas pronto, loucuras da minha cabeça nos dias de hoje...


    Vantagens de ilustrações minhas são muitas, o leitor, mesmo que interprete os personagens de certo modo completamente paralelo ao meu, podem visualizar a minha interpretação dos mesmos, além de ser um auxilio para o desenrolar de certas cenas, o que pode aprofundar a experiencia e visualização de leitura.


    E mais importante, acima de tudo. Estou a praticar desenho e me sinto forçada a desenhar até mesmo quando não o quero fazer!



◆ ◆ ◆ Objetivo Número Dois ◆ ◆ 

Sair da zona de conforto


    Dizem que os autores tem muito de si nos livros, e eu sou apenas uma completa desconhecida para vocês, logo é provável que este fator não importe muito mas... Uma coisa que eu quero muito com Aventuras em Paldea é trabalhar em temas que saiam da zona de conforto.


    Muitas fanfics por ai já o fazem, e Aventuras em Paldea não será diferente. Afinal, as histórias servem mesmo para isso, servem para fornecer diferentes perspetivas e ajudar os leitores a formular certas opiniões sobre os elementos das histórias, que, são nada mais nada menos, que uma representação quase exata do que é a vida real.


    Estou a me referir a temas mais obscuros e complexos, que eu nunca toquei antes nos meus projetos de escrita, mas que são temas que precisam de ser representados e tratados com o publico porque eles são importantes, eles existem no dia a dia de muitas pessoas, e necessitam de uma visibilidade maior e cuidada.


    Sim, estou a querer dizer que eu pretendo retratar vários temas pesados e controversos que podem gerar gatilho a leitores mais sensíveis. Não queria dar muito Spoiler, mas entre os meus planos está o Abuso sexual.


    Dizem que os autores devem tocar apenas em temas que conhecem e estejam familiarizados (e eu admito que as experiencias dos autores são mesmo refletidas, e entregam resultados muito interessantes), mas eu também acho que é importante para os autores pensarem fora da caixa e trabalharem com o desconhecido, estudando e aprendendo também em tais territórios.


    Isso significa que eu serei ousada e irei me submeter a estudos profundos para trazer a melhor representação que as minhas habilidades conseguirem, evitando romantizar as situações ao máximo.


    Assim, a critica dos leitores será um elemento crucial na minha evolução não só como escritora, mas também como pessoa, como ainda sou inexperiente. Talvez as minhas palavras sejam as palavras que alguém por ai precise de ouvir para aprender, se inspirar e ter força em continuar a viver.



◆ ◆ ◆ Objetivo Número Três ◆ ◆ 

Expansão do Mundo de Paldea


    Apenas Espanha o caralho (peço desculpa pelo vocabulário). Paldea é Península Ibérica e Portugal terá a representação que merece. Não vou mentir que me incomoda bastante ver, no jogo, NPCs falando Espanhol no meio de uns certos pontos geográficos baseados em locais de Portugal, tal com Cascarrafa e Porto Marinada, apesar da influencia nítida que Portugal tem nesses pontos da região.


    Claro que não irei desprezar o lado Espanhol das coisas. Pretendo estudar melhor a base original de vários locais e trazer alguns elementos reais da sua cultura geral, a misturando um pouco no mundo Pokémon.


    Península Ibérica num todo quase não tem representação praticamente nenhuma no entretenimento, e um dos meus objetivos é levar isso a outro patamar (apesar de sentir que já estou a fracassar um pouco nisso, mas é precisamente por isso que estou aqui e estamos todos aqui, para lidar com os erros e aprender para melhorar na próxima vez).


    Já começa com a própria protagonista, filha de uma Espanhola e de um Português, e sabe falar ambas as línguas de maneira fluente. Aliás, ambas são vistas como línguas oficiais de Paldea.


    Gosto de trabalhar com a fantasia sendo meu principal plano, mais do que com o realismo, e criar as coisas fiel ao que o jogo mostra, imaginando a cultura de cada local á minha maneira, atendendo ás exigências da minha interpretação, pois o mundo Pokémon em si já parece ter uma cultura própria e bem enraizada.


    Logo, aplicar este ''realismo'' será um pequeno desafio, talvez, nem sempre cumprido, mas prometo que easter eggs serão deixados aqui e acolá na fanfic.



◆ ◆ ◆ Objetivo Número Quatro ◆ ◆ 

Mais e mais representação!


    Representação é importante! Desde a cultura até os temas pesados... Mas... E sobre sexualidade?


    Quando eu digo sair da zona do conforto como autora, não estou apenas a me referir a temas pesados ou aprofundamento de cultura e um pouco mais de realismo no meio da fantasia do Mundo Pokémon. É claro que representação LGBTQIAPN+ em Aventuras em Paldea não ficará fora dos planos.


    Em outro lado, vamos ser sinceros. será interessante ver alguém que não gosta de certos temas, tais como ROMANCE, tocar e se aventurar precisamente nos mesmos kkk. Mais uma vez, eu me enfiando nos desafios.


    Por enquanto não quero revelar muito mais os meus planos nesta faceta, mas acho que vai valerá a pena o esforço e o aguardo.



◆ ◆ ◆ Objetivo Número Cinco ◆ ◆ 

Capítulos ENORMES!


    SIM, eu sei que muitos vão considerar isto como um motivo no topo do Top 3 de motivos para NÃO ler a Fanfic. Histórias grandes, principalmente na Web, são assustadoras, e nem todos tem tempo nem disponibilidade para a leitura de uma coisa qualquer com mais de 10 000 palavras.


...


    Afinal, será que alguém mesmo está lendo este textão?


    Pouco a pouco, quero melhorar a minha escrita, criando capítulos que entreguem o essencial aos leitores e não ultrapassem o número de páginas da grande bíblia sagrada. Afinal, é de notar que as pessoas consomem capítulos menores com mais facilidade, capítulos pequenos são mais apelativos e parecem prender mais atenções, além destes, em muitos casos, terem um ar de melhor fluidez nas histórias que contam.



◆ ◆ ◆ Objetivo Número Seis ◆ ◆ 

Mais ''Personalidade''


    Uma das minhas maiores dificuldades no mundo da escrita é dar personalidade ás minhas personagens.


    E eu pretendo focar-me nisso bastante, principalmente com os Pokémon.


    Eu sei que os Pokémon são os animais do mundo da franquia, mas algo que me incomoda bastante em inúmeras fanfics de Pokémon que eu vejo por ai (muitas mesmo) e até já cheguei mesmo a ler e a acompanhar, é a maneira como os bichinhos de cada treinador parecem ''automáticos'', como se eles fossem ''robôs''.


    Por outras palavras, tenho a impressão que eles só existem mesmo para andar na porrada uns contra outros e tornar seu treinador um Mestre, como se eles fossem meros objetos em vez de companheiros e amigos, apesar dessa não ser a intenção e muito menos a mensagem original que cada escritor pretende.


    Em Aventuras em Paldea eu pretendo dar-lhes a ''personalidade'' que eles merecem, tanto que a Juliana, a protagonista da Fanfic, tem uma Sandile e um Krokorok na sua equipa. É quase impensável outras histórias terem treinadores que capturaram e treinam dois Pokémon da mesma linha evolutiva.



Planos Futuros

    Agora que já tivemos um vislumbre do que eu pretendo na história da fanfic e estou a tentar aplicar na mesma aos poucos... Que tal entregar um Extra?... Um pequeno vislumbre do que está por vir? O que é que eu tenho nos planos? O que é que eu quero escrever mais ambientado em Paldea?


    Estes dias tivemos a estreia de Sete Zeros das Profundezas, que pretende ser uma coletânea de contos ambientados na Cratera de Paldea, e devo avisar que estas seguintes ideias não passam de rascunhos iniciais.


    Talvez nunca vejam a luz do dia.


    Mas quem sabe... Eu deixe de ser vagabunda e escreva mesmo alguma coisa com isto.


◆ ◆ Gran Ball Hermano ◆ ◆ 

Cabo Poco Edition


    Uma Padaria em Cabo Poco, fins de semana com todos sempre lá fechados. Os Pokémon das personagens serão os concorrentes da casa, proibidos a ter contacto com o exterior.


    O objetivo é aprofundar os Pokémon como personagens, lhes dando destaque além dos Capítulos principais da fanfic, e explorando as suas personalidades no ambiente hostil que pode ser um programa de televisão. Para quem não sabe: Gran Hermano é Big Brother em Espanhol. Também queria trabalhar com um tom um pouco mais cómico, pois comédia é um género ao qual eu não tenho muita afinidade, e ser ousada está nos meus objetivos como escritora.


    Afinal, o que mais de 10 Pokémon fazem numa casa, trabalhando numa padaria, isolados do restante mundo, simulando serem concorrentes de algum programa popular da TV? E tudo por um grande prémio monetário no final?


    Será uma espécie de conceito  de ''Guilda'', uma tendência que surgiu graças ao Fire Tales em Aventuras em Sinnoh, onde os capítulos são vistos na perspetiva dos Pokémon. Certo dia acordei de manhã, do nada, com a seguinte ideia na cabeça '''vou fazer um Reality Show'' com meus Pokémon, e assim surgiu esta proposta. Ainda tenho que polir o pensamento, mas estou mesmo inclinada em avançar com ela, pois assim poderei também explorar os Pokémon de Haruka e o ambiente da Padaria, que é um local que eu gosto muito.


    Também não vou mentir que minha paixão por fanfics surgiu á muito tempo atrás com uma que seguia o sistema de Reality Show, e queria entrar um pouco nisso.



◆ ◆ ◆ Longínquas Terras ◆ ◆ 

O Artesão das Máscaras


    Tal como os Sete Zeros das Profundezas, que são contos ambientados na Grande Cratera de Paldea, também pretendo escrever alguma coisa ambientada tanto em Kitakami como em Blueberry Academy, sendo estes dois casos algum tipo de short-fic.


    Ainda não tenho muitas ideias para o que pode se tratar na Blueberry Academy, mas com Kitakami, fiquei inclinada em criar uma short-fic sobre o tetra-tetra-tetra- (...) tetravô do Kieran e da Carmine.


    A história da Ogerpon na Parte 1 da DLC - The Teal Mask, conquistou muitos fãs de Pokémon ao redor do globo, e eu fiquei mesmo inclinada em recontar o passado da personagem, através do ponto de vista do artesão de mascaras de Kitakami, que foi a única pessoa que auxiliou os dois estrangeiros quando os mesmos chegaram a tais longínquas terras.


    Como será que os dois se entendiam por serem línguas diferentes? Será que o velho artesão auxiliou a Ogerpon quando o seu treinador original faleceu? E o porquê exato da família ter criado tal mentira sobre o terrível ogre da montanha após o mal entendido? São pequenas coisas que eu gostaria de re-imaginar, encontrando respostas a uma ou outra questão que me perturbam, principalmente sobre a presença de cristais Tera em Kitakami, que, pelos vistos, foram trazidos por esse visitante.



Conclusão

    Espero que tenham todos sobrevivido ao textão e gostado de tudo aqui descrito. Espero mesmo manter estas propostas vivas kkk Se bem que não vou prometer nada e muito menos me forçar se não estiver a gostar do rumo das coisas.


    Escrever em si já é complexo. Desenhar também. Aqui estou a trabalhar com dois tipos diferentes de arte ao mesmo tempo. É normal, por vezes, um lado fluir enquanto que o outro não. Mas com calma e muito treino e paciência acredito que chegaremos todos lá. É normal sentir o dobro da dificuldade, e, portanto, não me quero forçar a nada. Pois se eu forçar alguma coisa, o resultado pode sair catastrófico.


    Eu escrevo e desenho por puro prazer, e com Aventuras em Paldea reencontrei o porquê de gostar tanto disso. Se eu não conseguir manter viva todas as etapas aqui descritas...


    Olha, paciência... Coisas assim acontecem.


    Mas acredito que outras ideias e suas metas irão vir, e, quem sabe, serão coisas melhores ainda do que estas etapas aqui expostas. Quem sabe, consiga um trabalho fantástico sem seguir nenhum destes parâmetros á risca.


    Os meus desenhos deixam os capítulos e seus momentos mais especiais, as vezes eles terão muitos desenhos, outras vezes não. As vezes eu escrevo e não desenho, por outras ocorre o extremo contrário. Quantidade e qualidade são fatores que tem que andar lado a lado, mas nem sempre se consegue alcançar um a favor do outro. Trabalhar as coisas com calma, passo a passo, sem pressa alguma, é muitas vezes uma chave essencial na produtividade e para evitar bloqueios.


    Ninguém sabe o que o futuro nos reserva exatamente. Hoje estamos aqui. Amanhã podemos ter uma ideia completamente diferente para nossos objetivos. No fundo, eu só desejo, por mim, sair daqui, no final, satisfeita com meu trabalho, acumulando experiencias para que traga trabalhos melhores em projetos futuro, originais e profissionais.


    Tudo isto, no final do dia, terá que fluir naturalmente. Á minha maneira, ao meu ritmo próprio.


    E quem sabe, no futuro, possa olhar para trás e sentir ainda mais prazer com aquilo que criei.


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2022 - 2023 Aventuras em Paldea - Escrito por Shiny Reshiram (Shii) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -