- Back to Home »
- Caça ao Pastel de Nata »
- Os Doces de Aliquis - Caça ao Pastel de Nata #09
Hoje é dia de mais uma curiosidade inútil do mundo Pokémon relacionada a nossa famosa Caça ao Pastel de Nata. O Segundo Episódio da Web Série Paldean Winds saiu hoje, focando-se no personagem Aliquis. Para quem não assistiu a Web Série, Aliquis adora comer uns doces de sabor surpresa, o sabor pode vir tanto doce como picante.
Uma distribuição de código saiu para Pokémon Scarlet e Violet juntamente com este episódio, o código SWEET0RSP1CY ficará disponível até dia 30 de Setembro de 2024 e dá ao jogador uma Sweet Herba Mystica ou uma Spicy Herba Mystica, dependendo da sorte dele. (por curiosidade, eu recebi uma Sweet Herba Mystica com o código!)
Na Web Série Paldean Winds, diz-se que se encontrar o sabor doce, em vez de picante, significa que és sortudo. Na distribuição, o jogador tem 33% de probabilidade de receber a Herba Mystica doce, enquanto que tem 66% de probabilidade de receber uma Herba Mystica picante.
Não é a primeira vez que vemos esses doces no universo Pokémon. O Pokémon Minior é em parte inspirado nesses doces coloridos em formato de estrela. No Anime principal de Pokémon, na Jornada do Ash por Alola também vemos Ash e companhia alimentando o Pokémon Cosmog com esses pequenos doces coloridos.
No geral, vários jogos e animes japoneses costumam referenciar estes doces com uma certa frequência.
Mas afinal, o que eles são? O que esses doces tem de tão especial?
Estes tipos de doces pequeninos, de formato irregular, que lembra uma estrela, são conhecidos por Confeitos. A palavra Confeito é enganosa, pois pode se referir a qualquer tipo de doces, (ou se preferir chamar, rebuçados) feitos á base de açúcar. Alguns tipos de Amêndoas de Páscoa também são conhecidos por Confeitos em inúmeras localidades.
Porém, o tipo de Confeito com o formato que queremos é mais particular, pois o mesmo é um doce tradicional de Portugal!
O doce foi popularizado no Japão com a chegada dos Portugueses e comerciantes Europeus.
Não existe muitas fontes na internet sobre o tema e origens mais especificas dos Confeitos, mas pode conhecer mais detalhes sobre este facto histórico interessantíssimo na típica Wikipédia, onde pode encontrar informações sobre isso mais completas se desejar se aprofundar.
Um exemplo de um tipo de Confeitos portugueses com este formato irregular são os Confeitos de Funcho dos Açores, branquinhos, feitos á base de funcho, bem tradicionais no tempo da Quaresma e Páscoa, e em batizados e casamentos.
Também tenho uma curiosidade sobre o Scovillain, Pokémon mascote do lado picante do produto que Aliquis consome, mas estou a guardar essa curiosidade para outra altura.