Archive for setembro 2023
O Valor das Fanfics - Artigo de Reflexão
Programação - Aniversário Aventuras em Paldea 🍰
Diário da Caça ao Tesouro - Como fazer o seu?
Alguma vez pensou fazer o seu próprio... Diário da Caça ao Tesouro? Num mundo cada vez mais dependente de Internet e ecrãs, que tal nos desprendermos um pouco disso, e prestarmos mais atenção ao mundo que nos rodeia? Sim, se bem que é quase impossível largar a Internet... Mas mesmo assim, e que tal tentar-mos um novo passatempo? Fazer, literalmente, sua própria Caça ao Tesouro? Sair por ai, apanhar um ar fresco, explorar novas emoções, ir ao encontro de novas gentes, e ir anotando aos poucos as nossas experiencias? Não interessa se fores uma criança entediada, um jovem sem nada para fazer ou apenas um adulto querendo quebrar a sua rotina monótona. O que interessa é se divertir!
E reparou que Juliana e Florian nos jogos Scarlet & Violet fazem exatamente isso na sua Treasure Hunt? Porque não passarmos esse mesmo tipo de experiencia para a vida real? Juliana e Florian não estão só em busca de um objetivo de vida, mas sim em captar algum momento marcante da mesma! Eu lembro-me perfeitamente que, na escola que eu frequentei, os professores geralmente sugeriam este tipo de diário, para literalmente qualquer coisa. Podia ir desde anotar plantas que fossemos conhecendo no local onde vivemos, estudando sobre suas propriedades e descobrindo o seus nomes pois nem sempre sabemos os nomes das flores, plantas e árvores que vemos todos os dias, ou até fotografias de viagens e locais que cada um fosse visitar quando fossem de férias a algum local.
E para a escrita deste artigo, também baseei-me em atividades do género que antigos jogos online e blogs em geral (não só de Pokémon) sugeriam a seus leitores e fãs fazerem. E lembre-se que este Diário não é exatamente um diário onde toda a santa página fosse iniciada obrigatoriamente com um ''Querido Diário...'', onde tenhas que escrever todos os teus desabafos como os ''Diários'' normais. É sim um registo daquilo que irás fazer, mais como um ''album'', onde algo será escrito de tempos a tempos, ou apenas quando alguma coisa relevante acontecer em tua vida ou rotina, digna em ser anotada.
Então? Aceitou o desafio e decidiu brincar em ser um aluno da Academia Naranja e Uva? Vais precisar de diversos materiais sendo um caderno qualquer de folhas brancas ou de folhas de linhas ou apenas umas folhas aleatórias soltas em mãos, caneta, marcadores ou lápis de cor, fita-cola, impressora... Mas o principal mesmo é ter algo onde escrever e ir anotando tudo aos bocadinhos. Hoje em dia tem essa de poupar papel e diversos materiais, mas eu pessoalmente acho que fazer o Diário em modo digital não terá tanto impacto em comparação ao manual e tradicional. Sempre pode tentar ser mais ecológico e ousado e pegar em revistas antigas, fazendo colagens com as letras das mesmas para descrever suas aventuras. A criatividade do que pode fazer não tem limites!
Vá tirando fotografias dos momentos e colando, desenhando, guardando alguma pedra bem pequena (para não estragar a folha), areia ou planta seca entre as páginas, como recordação das suas atividades ou achados. Faça o que quiser com este caderno. Ele é algo pessoal. Algo apenas seu.
Foi a alguma festa onde soltaram confettis? Ajunte um pouco e guarde um pouco para deixar em seu caderno para marcar o momento. Provou algum doce novo que nunca antes tinhas provado e adorou? Guarde uma fotografia da embalagem ou mesmo parte da própria embalagem em seu caderno. Realizou uma prova na escola super difícil, e conseguiu passar? Foi a uma feira popular e comprou algo lá? Andou de carrossel? Jogou alguma partida de futebol super fantástica com amigos? Fez uma longa viagem de carro por ai? Foi a uma praia? Visitou uma floresta?...
Enfim. Personalize o caderno, enfeite como desejar e vá construindo o diário como mais gostar com vários dos teus feitos diários! Crie algo bonito para recordar tais memórias com carinho daqui a muitos anos, quando reencontrar esse mesmo livrinho perdido algures na tua gaveta, arquivos ou prateleira. Talvez, no final das contas, mesmo que estejas a fazer por diversão, ele te ajudará mesmo a encontrar o ''teu tesouro''.
E para tornar sua experiencia com o Diário mais cativante, e que tal criar ou inventar alguns Emblemas? Pense neles como pequenos adesivos que serão adquiridos quando atingires uma meta. Também conhecidos por Achivements/Conquistas. Eles podem te incentivar a realizar alguma atividade ou sair mais de casa. Após concluir certa atividade, cole o respetivo emblema na página! Assim, terás uma maior sensação de conquista face aos teus objetivos!
És algum escritor? Crie uma meta de ''Escrevi hoje 1500 palavras''. És algum artista? Crie uma meta ''Fiz esta semana 10 desenhos''. Gostas de ler? ''Li 5 livros este mês''. ''Assisti esta série até o final''. ''Vi 50 filmes num ano''. Pronto, coisas assim do género. Invente, adapte e seja criativo! Pode ser coisas simples ou de dificuldade maior! Dependerá dos seus gostos pessoais e objetivos!
E baseada nos Jogos Scarlet e Violet, decidi fazer várias destas metas inspirada em símbolos e elementos dos próprios jogos. Pode utilizar as mesmas, ou as ideias como base das suas próprias metas! Siga o seu coração! Tal como Juliana/Florian fazem nos jogos com as Badges obtidas! São no total 24 Emblemas com desafios e ideias que podem te inspirar.
Emblema Electric Badge - Conseguir +100 Visualizações em algo partilhado na Internet.
Emblema Grass Badge - Visitar um Museu ou Galeria de Arte
Emblema Uva Academy - Conhecer um novo facto cientifico
Emblema Naranja Academy - Conhecer um tipo de Dinossauro que desconhecia
Emblema Path of Legends - Obtive 3 Emblemas.
Emblema Starfall Street - Obtive 5 Emblemas.
Emblema Victory Road - Obtive 10 Emblemas
Emblema Tera Cristal - Obtive Todos os 23 Emblemas.
E lembre-se do mais importante no final! É se divertir! Agora vamos sair por ai e colecionar uma mão cheia de boas memórias! O mundo pode dar muitas voltas mas sem medo, olhe para as várias estradas e opções que podes alcançar.
Qual destas rotas vais seguir?
Boa sorte na sua Caça ao Tesouro!
Jogo da Memória - Versão Paldea
Todos nós já ouvimos falar deste joguinho clássico da infância, ou já o fizemos em algum momento da vida, não é verdade? Ir virando as cartas até encontrar os pares certos de cada uma... Quando eu jogava o famoso site de adotáveis Virtuadopt, a sua versão do ''Match Game'' era um dos meus jogos favoritos do site, tanto que eu cheguei a imprimir as cartas do jogo para ir jogando e as virando à medida que prosseguia a versão do jogo no próprio Virtuadopt. Passei muitas horas a fio assim por lá. Além disso, até hoje tenho um baralho de animais que veio de brinde numa embalagem de iogurte, e não faço a mínima ideia como ainda tenho todos os seus pares intactos, pois perder cartas é algo que ocorre nas mãos de qualquer criança.
Em nome dos velhos tempos, decidi construir a minha própria versão do jogo para Aventuras em Paldea, usando Pokémon e símbolos específicos de Pokémon Scarlet e Violet! Estão disponibilizados 2 baralhos de diferentes modos de jogo, e uma expansão para quem procura uma dificuldade aumentada, cujas Cartas servem para jogar tanto com as Cartas do Modo Normal e do Modo Fácil.
As cartas são montagens feitas por mim, usando artes oficiais da franquia. A ideia original era ser eu própria a desenhar os icons, a maioria inspirada pelos icons do jogo Pokémon Shuffle e TCG, mas acabei por desconsiderar a ideia, porque não valia muito a pena todo esse esforço nem tempo gasto (que eu podia usar para ilustrar os Capítulos, fazendo assim desenhos mais importantes), então deixei tudo muito mais simples, rápido e versátil com as montagens.
Modo Fácil
Modo de jogo mais fácil, adequado a crianças pequenas ou a quem procura uma partida mais breve e rápida de concluir. Conjunto de 10 Cartas (5 pares).
Modo Intenso
Expansão para uma jogatina de dificuldade aumentada, dedicada aos mais corajosos. Conjunto conta com 60 Cartas (30 pares). Muitas cartas desta expansão são Cartas anteriores modificadas para usar em conjunto com as cartas tanto do baralho do Modo Normal como do Modo Fácil. Note que elas vem em imagens separadamente.
Toque em cada imagem para ampliar. Imprima, recorte e se divirta! Cada folha do Modo Fácil e do Modo Normal já vem com ''frente e verso''. Use uma régua, tesoura ou x-ato para cortar, e certifique-se que corta todas as cartas no mesmo tamanho.
Caso queira jogar no Modo Intenso (o que eu duvido muito alguém querer), as cartas foram fornecidas separadamente, e o jogador terá que as ajustar em tamanho e com o verso se as desejar utilizar. Para isso, imprima a parte de trás 60 vezes e cada uma das outras cartas de modo duplicado. Se preferir, pode utilizar os pacotes como base e fazer suas próprias montagens.